quarta-feira, 20 de junho de 2018

SELEÇÃO PARA VAGAS NA REDE EEETEPA.


PORTARIA Nº 775/2018 – GS-SEDUC/PA
MEDIOTEC - PRONATEC
A SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SEDUC) torna pública a realização do Processo de Seleção e Cadastro reserva de profissionais para ocupar o cargo de Apoio Operacional II (Assistente Acadêmico), Apoio Pedagógico II (Orientador Curricular), Apoio Operacional III (Auxiliar de Apoio Geral), Apoio Técnico I (Administrativo/Financeiro) e Docente/Instrutor Temporário para atuarem nos cursos Formação Inicial e Continuada (FIC) e de Formação Técnica do MedioTec/Pronatec, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Na Rede De Escolas De Ensino Técnico Do Estado Do Pará (EEETEPA);
RESOLVE: Tornar público as normas regulamentares para cadastramento e seleção dos candidatos Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA).
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O presente instrumento tem como objetivo regulamentar o processo de cadastramento e de seleção de interessados em compor o Banco de Talentos do PRONATEC, Apoio Operacional II (Assistente Acadêmico), Apoio Pedagógico II (Orientador Curricular), Apoio Operacional III (Auxiliar de Apoio Geral), Apoio Técnico I (Administrativo/Financeiro) e Docente/Instrutor para desempenharem a função na rede de Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), conforme homologação de pactuação junto ao MEC/PRONATEC.
1.2 O processo seletivo do Banco de Talentos do PRONATEC, Apoio Operacional II (Assistente Acadêmico), Apoio Pedagógico II (Orientador Curricular), Apoio Operacional III (Auxiliar de Apoio Geral), Apoio Técnico I (Administrativo/Financeiro e Docente/ Instrutor) para desempenharem a função na rede de Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) se dará por meio de avaliação curricular informada no momento do cadastro de inscrição on-line.
1.3 O Processo de cadastramento e Seleção tem como nota mínima para classificação 5 pontos.
1.4 Haverá composição para cadastro de reserva levando em consideração as demandas dos municípios participantes da seleção.
ART.1º. As inscrições serão por meio de inscrição no portal da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC-PA (www.seduc.pa.gov.br) e hotsite da EETEPA (www.seduc.pa.gov.br/site/eetepa), no período de 18/06/2018 até as 23:59 min do dia 24/06/2018.
ART. 2°. O sistema de processamento das inscrições fará a classificação dos candidatos a partir das informações prestadas nos termos do item 7 do Edital Nº 007/2018 – GS-SEDUC-PA.
ART. 3°. Não será aceita para fins de comprovação curricular documentação ilegível, parcial, incompleta ou com erro de preenchimento ou digitação.
ART. 4°. A pontuação a ser atribuída na Avaliação está estabelecida nos Anexos III, IV, V, VI e VII do Edital Nº 007/2018 – GS-SEDUC-PA.
ART. 5º. As vagas para atuar nos Cursos Formação Inicial e Continuada – FIC e Formação Técnica do Mediotec/PRONATEC da Rede de Ensino Técnico do Estado do Pará, pelo PRONATEC serão selecionados DOCENTES/INSTRUTORES por Município/Formação Mínima Exigida/Vaga, SENDO FORMADO CADASTRO RESERVA conforme Item 9 do Edital Nº 007/2018 – GS-SEDUC - PA.
ART. 6º. É de responsabilidade EXCLUSIVA do candidato acompanhar a publicação e a divulgação no portal da SEDUC-PA (www.seduc.pa.gov.br) e hotsite da EETEPA (www.seduc.pa.gov.br/site/eetepa), de todas as informações referentes ao processo seletivo, sobretudo classificações, resultados e convocações.
ART. 7º. Os casos omissos serão encaminhados e analisados por esta secretaria adjunta de ensino, através dos departamentos competentes.
ART. 8º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação,
revogando-se as disposições em contrário.
DÊ-SE CIÊNCIA, REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.
ANA CLAUDIA SERRUYA HAGE
Secretária de Estado de Educação

EXTRAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA EM TOMÉ-AÇU.

Polícia Civil flagra extração ilegal de madeira no distrito de Quatro Bocas em Tomé-Açu.

Policiais civis apreenderam, nesta segunda-feira (18), durante operação realizada no distrito de Quatro Bocas, em Tomé-Açu, nordeste paraense, um caminhão carregado com madeira extraída de forma ilegal de áreas de floresta de propriedade da empresa Bio-Palma.
Três pessoas foram detidas e autuadas por crimes ambientais. Com eles, foi apreendido o veículo e uma motosserra usada na extração. 
A operação foi realizada por policiais civis da Unidade Integrada Propaz (UIPP) de Quatro Bocas com apoio operacional da Delegacia de Tomé-Açu. 
Segundo o delegado Rodrigo Ferro, titular da UIPP de Quatro Bocas, a equipe de policiais civis foi acionada por funcionários da própria empresa que denunciaram a extração ilegal de madeira nas dependências da área.
Com a informação, a equipe policial composta pelos delegados Rodrigo Ferro e Vinnicius Lobo, e pelo investigador Adérito Silva, iniciou diligências na região. 
No local, os policiais civis abordaram um caminhão carregado com madeira e encontraram a motosserra que era conduzida no veículo. 
No decorrer da operação, os policiais civis também localizaram um acampamento com vários mantimentos que era utilizado na extração de madeira sem autorização legal na região.
Diante da confirmação do crime ambiental, foram conduzidos para a UIPP de Quatro Bocas e autuados pela extração e transporte ilegal de madeira, José Emílton Bezerra de Lira, Edsérgio Neves Martins e Yoshiraro Cardoso Endo.

Enviado por walrimar em ter, 19/06/2018 - 10:33
http://www.policiacivil.pa.gov.br/polícia-civil-flagra-extração-ilegal-de-madeira-no-distrito-de-quatro-bocas-em-tomé-açu


terça-feira, 12 de junho de 2018

INCÊNDIO NA CELPA CAUSA FALTA DE ENERGIA EM TOMÉ-AÇU.

INCÊNDIO NA CELPA CAUSA FALTA DE ENERGIA EM TOMÉ-AÇU.
Incêndio em subestação da Celpa causa falta de energia em vários municípios do nordeste paraense.
Inicialmente Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Salvaterra, Soure, Igarapé Mirim, Abaetetuba, Mocajuba e Tomé-Açu tiveram falha no serviço, mas o serviço foi normalizado. Moju e Tailândia continuam sem energia.
Um incêndio de grande proporção atingiu a subestação de Vila do Conde, em Barcarena, nordeste paraense, e causou a interrupção no fornecimento de energia em vários municípios na noite desse domingo (10).
Segundo informações da Celpa, inicialmente os municípios de Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Salvaterra, Soure, Igarapé Mirim, Abaetetuba, Mocajuba e Tomé-Açu tiveram falha no serviço, mas, por volta de 00h30 o serviço foi normalizado.
Agora a concessionária de energia continua trabalhando para normalizar o fornecimento de energia elétrica em Moju e Tailândia e a previsão é que a energia volte até o final do dia.
No município de Barcarena, o fornecimento foi normalizado no início da manhã desta segunda-feira (11).
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para conter as chamas. As causas do incidente já estão sendo apuradas.

Por G1 PA, Belém - 11/06/2018 10h17  Atualizado 11/06/2018 10h24

NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA ENGENHARIAS EM 2018.

Cursos de engenharia terão novas diretrizes curriculares em julho

Inovação deverá ser um dos principais focos dos cursos de engenharia no Brasil, de acordo com o integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE) Luiz Roberto Curi, que preside a comissão de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia. O novo marco regulatório deve ser aprovado em julho, de acordo com Curi.
“Inovação é um fator essencial do trabalho do engenheiro”, afirma Curi. “É preciso um compromisso dos cursos com processo inovativo industrial, ampliação, modernização e sofisticação da indústria. [É preciso] aproximar dos desafios da produção, aproximar dos desafios da infraestrutura”, acrescenta.  
As diretrizes serão válidas para todos os cursos de engenharia. Elas servem de parâmetro para os currículos de cada uma das instituições de ensino. As diretrizes vigentes foram instituídas em 2001. Depois disso tiveram algumas pequenas atualizações.
A intenção, segundo Curi, é tornar os cursos mais dinâmicos. Os estudantes terão, por exemplo, acesso a conteúdos de design, de mercado e de materiais, questões que os ajudarão na prática da profissão. Terão mais ênfase também atividades de pesquisa e extensão.
A discussão é feita no CNE há mais de um ano e meio e envolveu, entre outros atores, pela primeira vez, de acordo com o conselheiro, a indústria, representada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Instituições internacionais, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, serviram de referência.
As diretrizes serão, após aprovadas, encaminhadas para homologação do Ministério da Educação (MEC). Após esse processo, as instituições de ensino deverão ter um ano para adequar os currículos.  

Queda no atendimento no ensino superior
Segundo o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Barone, que participa da discussão, as diretrizes deverão tornar os cursos mais atrativos. Ele diz que há casos em que apenas 8% dos estudantes se formam no fim do quinto ano de curso. “Vamos aproximar cursos do mercado de maneira que haja projetos que o curso desenvolva já ligados à atividade futura”, diz.
Diante de um cenário de ajuste fiscal, o secretário diz que a pasta se volta para evitar que estudantes deixem os cursos de graduação e o novo marco regulatório é uma das medidas que vai ao encontro disso.
O relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que caiu a capacidade de atendimento do ensino superior, que passou de 36% da população de 18 a 24 anos em 2016, para 34,6% em 2017.
Pela lei, essa taxa precisa chegar a 50% até 2024. A capacidade de atendimento caiu tanto na rede pública, que passou de 9,3% para 8,9%, quanto na rede privada, que caiu de 26,8% para 25,7%.  
*A repórter viajou a convite da Abmes para acompanhar o XI Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular.
Publicado em 11/06/2018 - 14:31 Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil*  Una (BA)

segunda-feira, 11 de junho de 2018

HORÁRIO ESPECIAL NOS DIAS DE JOGOS DO BRASIL

COMUNICADO – HORÁRIO ESPECIAL NOS DIAS DE JOGOS DO BRASIL - Publicado: Segunda, 11 de junho de 2018, 17h59

Portaria estabelece horário especial nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo FIFA 2018.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão definiu através da Portaria nº 143/2018, publicada no Diário Oficial da União, no dia 04 de junho de 2018, o expediente dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2018. 

De acordo com a Portaria, nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira se realizarem pela manhã, o expediente terá início a partir das 14h00 (horário de Brasília), e nos dias em que os jogos se realizarem à tarde, o expediente se encerrará às 13h00 (horário de Brasília).

As horas não trabalhadas deverão ser objeto de compensação até o dia 31 de outubro de 2018. Caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades, nas respectivas áreas de competência, assegurar que os agentes públicos observem os turnos de funcionamento dos órgãos ou entidades, bem como a integral preservação e funcionamento dos serviços considerados essenciais.

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) cumprirá integralmente a orientação da Portaria.

Leia a portaria completa no LINK abaixo.