sexta-feira, 17 de outubro de 2014

PROJETO LÚDICO INCENTIVA A PRÁTICA DA LEITURA EM TOMÉ-AÇU.

Com atividades lúdicas e esportivas, o projeto cultural Navegando e Aprendendo com a Arca vai incentivar, neste sábado (18), em Tomé-Açu (PA), a leitura e a troca de experiências culturais. Está prevista a participação de aproximadamente 300 agricultores familiares de cinco comunidades paraenses, onde estão instaladas bibliotecas rurais do programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O projeto é promovido pela empresa Biopalma da Amazônia S/A, que é parceira do programa no estado.
Consta na programação, que vai ocorrer ao longo de todo o sábado, uma competição dos Agentes de Leitura - voluntários que cuidam das bibliotecas - das comunidades participantes: Tomé-Açu, Fé em Deus, Nova Esperança, Santos Reis e Miritipitanga. Eles vão apresentar as atividades que desenvolvem para incentivar o interesse pela leitura nos lugares onde trabalham. A equipe vencedora ganhará prêmios e troféu.
Além da competição, haverá palestras, exibição de filmes, jogos e brincadeiras antigas como corrida de saco; queimada; bandeirinha, morto e vivo, entre outras.
Segundo o analista de Desenvolvimento Social da Biopalma, Charles Caldas Vilarinho, a iniciativa surgiu de demanda das próprias comunidades. "É muito importante incentivar projetos como esse, pois sabemos que irá estimular a integração das comunidades e consolidar a Arca como espaço de conhecimento, entretenimento e informação. Não tem preço saber que pequenas ações podem fazer grandes mudanças", disse entusiasmado Vilarinho.
O encontro ocorre das 8h às 17h, na Escola Odil Pontes, no município de Tomé-Açu (PA).

Programa Arca das letras - Criado em 2003, o Programa Arca das Letras, da Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA, já beneficiou mais de um milhão de famílias em comunidades de agricultores familiares, de assentados da reforma agrária e do Crédito Fundiário, de pescadores, de remanescentes de quilombos, de indígenas e de populações ribeirinhas. Conta com uma importante rede de parceiros que apoiam o programa com doações de livros e material gráfico, com a construção dos móveis-bibliotecas e nas diversas atividades que envolvem a implantação do Arca das Letras nas comunidades.

Em todo o País, o Arca das Letras já implantou 10.260 bibliotecas, distribuiu dois milhões de livros em 2.333 municípios brasileiros e capacitou 18.250 agentes de leitura.
Serviço

Atividade do projeto Navegando e Aprendendo com a Arca
Data/hora: 18/10, das 8h às 17h.
Local: Escola Odil Pontes - Rodovia PA 140, Km 23 - Tomé-Açu (PA)
Mais informações sobre o Programa Arca das Letras pelo telefone (61) 2020.0201 ou pelo e-mail - arcadasletras@mda.gov.br

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

RESULTADO PARA O GOVERNO DO ESTADO EM TOMÉ-AÇU - 1º TURNO.


VOTAÇÃO PARA GOVERNO EM TOMÉ-AÇU – 1º TURNO
Núm. Candidato Partido/Coligação Votação % Válidos
45 SIMÃO JATENE PSDB - PSDB / PSD / PSB / PP / SD / PRB / PSC / PTB / PPS / PEN / PMN / PTC / PSDC / PT do B / PRP 15.614 55,49 %
15 HELDER BARBALHO PMDB - PMDB / PT / DEM / PR / PDT / PROS / PHS / PC do B / PSL / PPL / PTN 12.338 43,85 %
43 ZE CARLOS DO PV PV 153 0,54 %
28 ELTON BRAGA PRTB 31 0,11 %
21 MARCO ANTONIO PCB 0 0,00 %
50 MARCO CARRERA PSOL - PSOL / PSTU 0 0,00 %
Fonte: Divulga/TSE

domingo, 21 de setembro de 2014

ASSASSINO DE DOROTHY STANG É PRESO POR MORTE DE CASAL EM TOMÉ-AÇÚ. Rayfran das Neves Sales foi preso na Cremação, em Belém. Ele teria matado Leandro Vargas e Joseane Noronha perto de Tomé-Açu.

Rayfran das Neves Sales, condenado a 27 anos de prisão por ser assassino confesso da missionária norte-americana Dorothy Stang, foi preso neste sábado (20) em Belém. Segundo a Divisão de Homicídios da Polícia Civil, ele seria o autor dos disparos que mataram um casal de amigos encontrados em Tomé-Açú, nordeste do Pará, no último dia 7 de setembro. Rayfran foi beneficiado com prisão domiciliar em 2013 por ter apresentado bom comportamento na cadeia.
De acordo com a polícia, uma mensagem enviada pela vítima Leandro Vargas ao pai dizia que, se algo acontecesse com ele, "o culpado seria o Rayfran, porque estava com ele (a vítima)". Outros três suspeitos de envolvimento no crime foram presos: um no bairro Guamá, na capital; outro no bairro do 40 Horas, em Ananindeua; e o terceiro foi preso em flagrante no dia 13 de setembro por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Igarapé-Miri, nordeste do estado.

O crime
Leandro Vargas e Joseane Noronha Santos saíram de Rurópolis, sudoeste do Pará, no dia 4 de setembro. Os corpos foram encontrados alguns dias depois em Tomé-Açu, nordeste do estado. Após o desaparecimento, as famílias procuraram a polícia, e o caso passou a ser investigado pela Divisão de Homicídios (DH) em Belém, onde o pai de Leandro registrou boletim de ocorrência. O último contato do casal de amigos com a família foi feito no dia 5, uma sexta-feira.

Tráfico
De acordo com informações da polícia, Leandro foi chamado por um conhecido para receber um carregamento de aproximadamente 50 quilos de cocaína que vinha da Bolívia. O jovem teria ido apanhar a droga no interior do estado do Mato Grosso para seguir até Novo Progresso, município próximo da fronteira do MT. Lá, ele chamou Joseane para acompanhá-lo até o ponto de encontro em Tailândia, na Vila dos Palmares, nas proximidades da indústria Agropalma. No local, Leandro receberia o pagamento pelo transporte da droga.
"O conhecido de Leandro iria até Tailândia acompanhado também de uma mulher, Rayfran e dois dos três suspeitos presos. Esse segundo casal seria intermediador entre os traficantes e Leandro, mas Rayfran decidiu eliminar todos os intermediários, inclusive Leandro, que era a 'mula' do esquema; pessoa responsável por receber e encaminhar a droga para o destinatário; para receber toda a droga e não pagar nada aos envolvidos. O preso de Igarapé-Miri foi responsável por alugar o carro que foi utilizado pelo trio e o casal que saiu de Belém", informou a assessoria da Polícia Civil do Pará.

Atentado
Rayfran também seria o autor dos disparos contra este segundo casal, que foi alvejado na Alça Viária no início de setembro. O homem morreu após levar um tiro na cabeça e a mulher segue internada no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua. "Ela recebeu dois tiros, um na altura das costas e outro de raspão na altura do rosto. Ela caiu no chão e se fingiu de morta. Como era à noite, eles pensavam que os dois estavam mortos e resolveram ir embora. Mas ela conseguiu se levantar e pediu socorro", detalha a Polícia Civil.
A vítima sobrevivente foi ouvida pela polícia e confirmou todas as informações, o que ajudou a esclarecer a ligação entre os dois casos e os crimes.
Todos os presos aguardam comunicado da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) informando para onde serão encaminhados. A transferência para as casas penais deve ocorrer ainda neste sábado (20).

Caso Dorothy Stang
Rayfran das Neves Sales foi condenado pelo assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, morta em fevereiro de 2005 em uma área do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esperança em Anapu (PA), no oeste paraense. Ele estava preso desde 2005 e deixou a unidade prisional do Centro d
e Progressão Penitenciária de Belém (CPPB) no dia 2 de julho de 2013, onde cumpria pena em regime semiaberto há 8 anos, por receber da Justiça progressão para prisão domiciliar. Ele foi beneficiado com a medida por apresentar bom comportamento, ter trabalhado e estudado durante o cumprimento da pena.
Com a decisão, Rayfran ficou proibido de frequentar bares, casas noturnas e estabelecimentos similares, e deveria permanecer recolhido à residência no período noturno, além de se apresentar às autoridades judiciais mensalmente.
Além do pistoleiro, Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, foi sentenciado a 30 anos de prisão pelo juiz Moises Alves Flexa no dia 19 de setembro de 2013, após mais de 15 horas de julgamento no Tribunal de Justiça do Pará. O condenado não poderá recorrer em liberdade, devendo ser custodiado pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe). Este foi o quarto julgamento de Vitalmiro. Ele foi julgado pela primeira vez em 2007 e condenado a 30 anos de prisão. Naquele ano, quem recebia pena superior a 20 anos tinha direito a um novo júri. Em maio de 2008, Bida voltou a sentar no banco dos réus e foi absolvido. O Ministério Público recorreu da sentença e o julgamento foi anulado.

ASSASSINO DE DOROTHY STANG É PRESO POR MORTE DE CASAL EM TOMÉ-AÇU.

Rayfran das Neves Sales, condenado a 27 anos de prisão por ser assassino confesso da missionária norte-americana Dorothy Stang, foi preso por atirar no casal que foi encontrado morto em Tomé-Açu no último dia 7 de setembro. Ele e outros três suspeitos de envolvimento no crime foram presos no bairro da Cremação e apresentados na Divisão de Homicídios da Polícia Civil, em Belém neste sábado (20).

Leandro Vargas e Joseane Noronha Santos saíram de Rurópolis, sudoeste do Pará, no dia 4 de setembro. Os corpos foram encontrados alguns dias depois em Tomé-Açu, nordeste do estado. Ainda de acordo com a Polícia Civil, Leandro Vargas teria envolvimento com o tráfico de drogas e teria enviado uma mensagem para o pai dizendo que se algo acontecesse com ele, "o culpado seria o Rayfran, porque estava com ele". A menina teria sido morta por estar com Leandro.

O pai de Leandro registrou o desaparecimento na Divisão de Homicídios, em Belém, devido o filho ter informado que vinha para a capital. O último contato do casal de amigos com a família foi feito no dia 5, uma sexta-feira.

Caso Dorothy Stang
Rayfran das Neves Sales foi condenado pelo assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, morta em fevereiro de 2005 em uma área do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esperança em Anapu (PA), no oeste paraense. Ele deixou a unidade prisional no Centro de Progressão Penitenciária de Belém (CPPB) no dia 2 de julho de 2013, para cumprir pena em regime semiaberto.

Por determinação do juiz Cláudio Henrique Lopes Rendeiro, da 1ª Vara de Execuções Penais, Rayfran, que estava preso há 8 anos, recebeu progressão do regime semi-aberto para prisão domiciliar. Ele foi beneficiado com a medida por apresentar bom comportamento, ter trabalhado e estudado durante o cumprimento da pena.

Com a decisão, Rayfran fica proibido de frequentar bares, casas noturnas e estabelecimentos similares, e deve permanecer recolhido à residência no período noturno, além de apresentar às autoridades judiciais mensalmente.

Por G1 | Para: CBN Foz Sábado, 20 Setembro 2014 07:43.

sábado, 20 de setembro de 2014

IMIGRAÇÃO JAPONESA NA AMAZÔNIA É TEMA DE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA NO INTERIOR DO PARÁ.

Uma espada de Samurai e Nossa Senhora de Nazaré, Udon e Maniçoba. Esses são os ingredientes que fazem parte de uma das principais misturas culturais em nosso país. Um pouco dessa miscigenação entre Japão e Amazônia é visto, a partir do dia 20 de setembro, em Tomé-Açu, num evento de exposição fotográfica e relançamento do livro cujo tema é Confluências Culturais: Imigração Japonesa na Amazônia, que visa mostrar o encontro entre essas culturas.

O projeto é idealizado pela empresária Makiko Akao, que conta com duas parcerias: “Itinerância do Projeto Confluências Culturais: Imigração Japonesa na Amazonia” – contemplado com a Bolsa do Fundo Nacional de Cultura e a 2ª Edição do livro Japanamazônia: Confluências Culturais, em coedição com o apoio da Universidade Federal do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (UFPA/Prointer), e texto da professora Reiko Muto.

De Tomé-Açu a Santarém – A programação vai ocorrer em vários municípios paraenses, começando dia 20 de setembro, em Tomé-Açu, no hall da sede da ACTA-Associação Cultural e Fomento Agrícola, e segue para Santarém (30 e 31 de outubro e 1º de novembro), Monte Alegre (6, 7 e 8 de novembro) e Santa Izabel (28 de novembro). A exposição reúne trabalhos de fotógrafos como Alberto Bitar, Miguel Chikaoka e Paula Sampaio, que retrataram a vida dos moradores paraenses com descendência japonesa, os traços da mistura visto no dia a dia, que passam quase despercebidos diante da força dessa hibridização.

Um novo olhar – Os fotógrafos foram captar as imagens nestes lugares (Tomé-Açu, Santarém, Monte Alegre e Santa Izabel) onde se constatou a maior concentração de comunidades japonesas na Amazônia. Serão apresentadas 25 imagens, que focarão na miscigenação cultural desses dois povos. “Provocar um novo olhar, capaz de identificar, no cotidiano, nas situações simples do dia a dia, a interligação entre as culturas japonesa e amazônida foi o desafio principal deste projeto. Coube aos fotógrafos registrar, por meio de imagens, a sutileza e a poesia dessa coexistência em diversos municípios do Pará, onde foi detectado que é possível ser brasileiro e ser japonês, reunindo, em um todo, as duas partes”, explica Makiko sobre o fundamento da exposição.

Japanamazônia – Confluências Culturais – O projeto do livro nasceu em 2009, por ocasião das comemorações de 80 anos da imigração japonesa para o Brasil. A publicação, já lançada em 2010, será agora relançada em coedição com a Prointer da UFPA, apresentando fotografias e textos sobre o cruzamento entre os hábitos e as práticas orientais e ocidentais na Região Amazônica. A professora Reiko faz um panorama geral de como é essa relação contada no livro: "Grosso modo, pode-se dizer que a comunidade nikkey (japoneses e seus descendestes) está integrada em todos os segmentos da sociedade brasileira, seja nas atividades econômicas, seja na ciência, na educação, na política, nos esportes, nas artes e na religião."

A organizadora Makiko explica que o projeto tem um cunho antropológico e segue o rumo da pesquisa cultural. Com isso, a UFPA, além de promover a divulgação, visa estabelecer uma ponte de relações com as universidades japonesas. “A UFPA está tentando aproximar as universidades, buscando expandir suas relações”, conclui.

Imigração – Em 18 de junho de 1908, aportou em Santos o navio Kasato Maru, trazendo 781 japoneses. Esse foi o primeiro passo da imigração japonesa para o Brasil. Hoje, o País comporta o maior número de nikkeis, cerca de 1,5 milhão. O motivo dessa transferência populacional em grande quantidade ocorreu em função de um acordo entre os governos japonês e brasileiro. O Japão tinha um problema de superpopulação e o Brasil necessitava de mão de obra para os cafezais. Saiba mais sobre essa história aqui.

Serviço - Projeto Confluências Culturais: Imigração Japonesa na Amazônia

Tomé-Açu
Dia 20/09, às 18h
Local: Hall da ACTA - Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu
Apoio: Prefeitura Municipal de Tomé-Açu e ACTA

Santarém
Dia 30/10, às 19h
Local: Sesc Santarém – Rua Floriano Peixoto, 535 – Centro.
Apoio: Serviço Social do Comércio – Santarém

Monte Alegre
Dia 06/11, às 18h
Local: Estação Hidroviária de Monte Alegre
Apoio: Prefeitura de Monte Alegre

Santa Izabel
Dia 28/11, às 18h
Local: Associação Nikkei de Santa Izabel, BR-316
Apoio: Associação Nikkei de Santa Izabel/Santo Antônio do Tauá e Prefeitura de Santa Izabel

Texto: Juliana Maués - Assessoria de Comunicação da UFPA

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

INGLÊS SEM FRONTEIRAS: INSCRIÇÕES.

Ministério da Educação

16:48 (Há 2 horas)
Responder
Prezados alunos, professores e servidores,
A seguir apresentamos informações sobre duas ações oferecidas pelo Programa Inglês sem Fronteiras:
(1) Cursos presenciais de língua inglesa
(2) Inscrições para a aplicação gratuita do teste de nivelamento em língua inglesa Toefl ITP (Test of English as a Foreign Language).

1) CURSOS PRESENCIAIS DE LÍNGUA INGLESA:
QUANDO INICIAM AS INSCRIÇÕES?
A partir das 12h do dia 02 DE SETEMBRO até às 12h do dia 11 DE SETEMBRO DE 2014 (horário de Brasília-DF).
COMO SE INSCREVER?
Pelo site (http://isfaluno.mec.gov.br/). Não há taxa de inscrição, mas o aluno deve adquirir seu próprio material didático.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Alunos de graduação, mestrado e doutorado de instituições credenciadas  (http://isf.mec.gov.br/images/pdf/Agosto/Relao_de-universidades_participantes-da_Oferta-7.pdf). A inscrição e participação ativa no MEO (http://www.myenglishonline.com.br/) é pré-requisito para a inscrição nas aulas presenciais.
QUANDO INICIAM AS AULAS?
No dia 22/09.
ONDE CONSEGUIR MAIS INFORMAÇÕES?
Para maiores informações, acesse o link:


2) INSCRIÇÕES PARA A APLICAÇÃO GRATUITA DO TESTE DE NIVELAMENTO EM LÍNGUA INGLESA TOEFL ITP
Estão abertas até 24 de novembro as inscrições para a aplicação gratuita do teste de nivelamento em língua inglesa TOEFL ITP.
 QUEM PODE PARTICIPAR?
·         alunos de graduação, mestrado e doutorado de universidades federais, institutos federais e universidades estaduais credenciadas;
·         servidores de universidades federais e institutos federais;
·         alunos de centros de pesquisa cadastrados junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);
·         alunos candidatos a editais CAPES do Programa Ciência sem Fronteiras.
PORQUE É IMPORTANTE FAZER O TOEFL?
Para participar nesta ação de diagnóstico de forma a contribuir para a elaboração de políticas públicas relacionadas ao ensino da língua inglesa. Por essa razão, é importante que todos participem, independentemente de seu nível de nglês.
A iniciativa também permitirá ao candidato conhecer sua proficiência em Língua Inglesa e o resultado do exame poderá ser utilizado como comprovante de proficiência para os editais do Programa Ciência sem Fronteiras, para algumas universidades no exterior e outros programas de intercâmbio governamentais, bem como para as inscrições às aulas presenciais do Programa Inglês sem Fronteiras.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

CAPES OFERECE O CURSO MY ENGLISH ONLINE

O conhecimento da língua inglesa é requisito importante para a realização de estudos científicos (consulta em artigos, livros e periódicos estrangeiros) além de ser comumente exigido em cursos de pós-graduação no exterior.
Várias instituições estrangeiras que oferecem oportunidades de aperfeiçoamento científico exigem que o pesquisador comprove seus conhecimentos da língua inglesa por meio de exames como o TOEFL, FCE ou CAE.
O curso My English Online, oferecido pela CAPES/MEC, contempla desde o nível mais básico até os níveis mais avançados, preparando o estudante para os exames de língua inglesa solicitados para admissão em instituições acadêmicas no exterior.
O curso My English Online possui 05 níveis de ensino, é gratuito* para o aluno e exige responsabilidade com o cumprimento de etapas de estudo.
*Verificar requisitos no Termo de Compromisso

O CURSO
O curso My English Online é baseado na ferramenta para ensino de idiomas MyELT, que oferece aos usuários um pacote completo de atividades interativas para o estudo da língua inglesa em qualquer horário e em qualquer lugar.
O usuário terá acesso a livros interativos, leituras graduadas (National Geographic), exercícios de gramática (com correção imediata), dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento. Além disso, os materiais podem ser impressos para prática posterior, sem necessidade de consulta ao computador.
O curso é dividido em cinco níveis de aprendizado. Cada nível contém três partes abrangendo atividades com e-Book, vídeo, gramática e leituras. Ao final de cada parte, o usuário deverá fazer um Teste de Progresso como preparação para a Prova Final do nível.
Confira abaixo os níveis oferecidos e clique para obter mais informações:
Nivel 1 — Iniciante (com instruções em Português e componentes bilíngues)
Nivel 2 — Básico
Nivel 3 — Pré-Intermediário
Nivel 4 — Intermediário
Nivel 5 — Avançado (Preparatório para Exames: TOEFL, FCE ou CAE)

COMO ESTUDAR
No seu primeiro acesso ao curso My English Online, o usuário deverá realizar o Placement Test (Teste de Nivelamento), composto por questões que buscam identificar o seu conhecimento da língua inglesa. O resultado classifica o usuário no nível mais adequado para a realização dos estudos.
O curso é dividido em cinco níveis de aprendizado. Cada nível possui duração máxima de seis meses (dois meses para cada parte).
Ao acessar um nível, serão oferecidas as seguintes opções:
About Level • Contém dicas de estudo e a estrutura do nível.
eBook • Conteúdo principal do curso que ajudará o usuário a desenvolver suas habilidades de leitura, escrita, compreensão oral e gramática em língua inglesa.
Grammar (Gramática) • Conteúdo para o desenvolvimento das habilidades gramaticais.
Reading (Leitura) • Conteúdo para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção oral.
Video (Vídeo) • Conteúdo em vídeo para o desenvolvimento da habilidade de compreensão oral.

REQUISITOS
Para se candidatar ao curso My English Online é necessário que o usuário atenda aos seguintes requisitos:
1. Estar matriculado em instituição de ensino superior pública, em curso de graduação; ou ter obtido pelo menos 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para estudantes de graduação das instituições de ensino superior privadas; ou ser aluno de pós-graduação em Programa de Pós-Graduação recomendado pela CAPES.
2. A cada dois meses deverá, obrigatoriamente, realizar um Teste de Progresso de modo que, em cada nível, o estudante deverá realizar dois Testes de Progresso antes da Prova Final. O estudante receberá um aviso por e-mail caso não realize o teste ou a prova dentro do prazo.
IMPORTANTE: O usuário terá sua senha cancelada e não poderá voltar a cursar o My English Online caso não realize os Testes de Progresso ou a Prova Final dentro do prazo estabelecido.
3. O aluno será habilitado no próximo nível de estudo se obtiver um rendimento igual ou superior a 60% na Prova Final. Para cada nível concluído, o usuário receberá um certificado de conclusão por e-mail.
Para se cadastrar no Inglês sem Fronteiras Online – curso My English Online (MEO) – leia atentamente o termo de compromisso e preencha o formulário abaixo.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ATENÇÃO CANDIDATOS NÃO CONVOCADOS DE TOMÉ-AÇU.

Fiz um levantamento matemático, usando planilahas Excel e conluí que, no mínimo, 11 (onze) candidatos ainda vão ser chamados para a UFPA ou UFRA aquí em Tomé-Açu, isso com toda a certeza.

São vagas advindas de calouros que passaram tanto na UFRA (Administração e Contábeis) quanto na UFPA (Letras, Matemática e Pedagogia).

Eis , abaixo, um resumo da quantidade de calouros que conquistaram dupla aprovação:

Pedagogia  x Contábeis =  02 calouros
Pedagogia x Administração = 02 calouros
Letras x Contábeis = 02 calouros
Letras x Administração = 03 calouros
Matemática x Administração = 03 calouros

A tendência é que os calouros com dupla aprovação escolham os cursos da UFRA, que são os mais promissores em relação aos da UFPA sem desmerecer qualquaer um deles, mesmo porque eu estou estudando Matemática na UFPA.

Há que se contar também que ainda acontecerão desistências por conta da existência de prováveis aprovados em cursos fora do nosso município.

Sucesso para os aprovados e para os que ainda vão ser convocados.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

LISTÃO DA UFPA SERÁ DIVULGADO NESTA SEXTA-FEIRA, 17.

O resultado do Processo Seletivo 2014 (PS 2014) da Universidade Federal do Pará (UFPA) será divulgado nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro, a partir das 10h30. O Centro de Processos Seletivos da Instituição (Ceps) recebeu, na última segunda-feira, 13 de janeiro, os dados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e já está processando as informações.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), 115 universidades e institutos federais brasileiros utilizam o Exame na seleção de candidatos. Na UFPA, todos os 134 mil inscritos deveriam participar do Enem 2013, realizado nos dias 26 e 27 de outubro do ano passado, para disputar as vagas da Universidade.

Este ano, as 7.752 vagas da Universidade Federal do Pará foram divididas em três processos seletivos. Foram 1.019 vagas ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 5.627 vagas ofertadas pelo Processo Seletivo 2014 (PS 2014), com 157 vagas para pessoas com deficiência e outras 949 oportunidades de ingresso no ensino superior ofertadas para estudantes de origem quilombola, indígena ou de populações tradicionais para cursos específicos, como Etnodesenvolvimento e Educação do Campo, por meio do Processo Seletivo Especial 2013 (PS 2013).

Divulgação - A cerimônia de divulgação inicia-se a partir das 9h, com a reunião da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps), responsável pela realização do concurso. Após homologado, o Listão será entregue ao reitor Carlos Maneschy e, em seguida, divulgado para a imprensa durante uma entrevista coletiva realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Básico, no bairro Guamá.

No encontro com os jornalistas, além do reitor, estarão disponíveis para entrevistas a presidente interina da Coperps, Lúcia Harada; a diretora do Ceps, Marilucia Oliveira; o diretor do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC), Aluizio Barros; o assessor especial da Pró-Reitoria de Ensino, Mauro Magalhães; e mais integrantes da Coperps e da Administração Superior da Universidade que acompanham a cerimônia.

Entre os temas abordados, estão informações sobre a realização do concurso, o preenchimento das vagas, a liberação das vagas para o curso de Jornalismo e, ainda, orientações aos calouros sobre documentos e procedimentos para habilitação, matrícula e início das aulas na Universidade.

A previsão da UFPA é que a tradicional leitura do resultado pelas rádios inicie-se por volta das 10h30 da manhã e, cerca de meia hora após o início da transmissão, o Listão estará disponível no site do CEPS e no Portal da UFPA.

Novidades – Entre as novidades do PS 2014 da UFPA, está a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como etapa única de seleção, a criação do Bônus de 10% para os estudantes do ensino médio da Região Norte e a oferta do curso de Engenharia de Materiais no campus recém-criado de Ananindeua.

Entre os cotistas, o curso mais concorrido é o de Educação Física, com 3.500 inscritos, totalizando 128.80 candidatos para uma vaga. O curso de Serviço Social aparece em segundo lugar, com 114.06 candidatos por vaga, seguido do de Psicologia Vespertino, com 100.58 por vaga. Já entre os candidatos não cotistas, Medicina é o curso mais concorrido, com 5.046 inscritos, resultando em 75.31 candidatos para concorrer a uma vaga. Em segundo lugar, Direito aparece com 47 candidatos por vaga e Educação Física, em terceiro, com 45.90 candidatos para uma vaga.

Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA
50More Sharing ServicesShare on facebookShare on twitterShare on emailShare on print Publicado em: 14.01.2014 12:32

Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=8606. Acessado em 14/01/2014.

Matricula dos candidatos aprovados na UFRA 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
PRÓ-REITORIA DE ENSINO - Processo Seletivo 2014

Os candidatos deverão ficar atentos para as datas de chamadas e matrículas:
06/01 a 10/01 - Período de inscrições (site: http://sisu.mec.gov.br)
13/01 -  Resultado da 1ª chamada
17/01 a 21/01 - Matrícula da 1ª chamada
27/01 - Resultado da 2ª chamada
27/01 a 07/02 - Prazo para participar da Lista de Espera
31/01 a 04/02 - Matrícula da 2ª chamada
11/02 - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

Para maiores informações acesse o link abaixo.
Fonte: http://www.portal.ufra.edu.br/index.php/cps. Acessado em 14/01/2014.