terça-feira, 10 de dezembro de 2019

I ENCONTRO PARAENSE DE LICENCIATURAS (EPALIC).


Encontro Paraense de Licenciaturas recebe submissão de trabalhos.
Já está aberto o período de submissão de trabalhos para o primeiro Encontro Paraense de Licenciaturas (Epalic). Com o objetivo de criar um espaço plural e democrático de debates e difusão de conhecimentos produzidos pelos cursos de licenciaturas das Instituições de Ensino Superior (IES) do Pará, o evento ocorrerá entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2020, no Campus de Bragança da UFPA.

“Além de promover o intercâmbio entre os cursos de licenciatura das IES paraenses, acreditamos que o evento tem muito a contribuir com o debate sobre a formação de professores no momento atual, ao abordar temáticas como currículo, material didático, práticas de inovações pedagógicas, inclusão e diversidade sob diferentes perspectivas teóricas e epistemológicas, que nos possibilitem o exercício da crítica, da resistência e da proposição”, explica a professora Maria Gorete Cardoso, membro da comissão organizadora do evento.
Ainda segundo a professora, uma colaboração entre universidade e professores da Educação Básica é benéfica, pois contribui para a criação de novas abordagens de educação e inovações pedagógicas em diferentes áreas do conhecimento.
Submissão de trabalhos – O período de inscrição de trabalhos para apresentação no encontro vai até o dia 20 de dezembro. São aceitos trabalhos nas seguintes áreas temáticas: Currículo Escolar; Material Didático; Formação de Professores; Práticas e Inovações Pedagógicas; Inclusão e Diversidade. Os trabalhos poderão ser enviados nos formatos de artigo ou resumo expandido.
Inscrições – As inscrições para o evento são R$ 20,00 para estudantes e profissionais, até o dia 14 de dezembro.
Modelos de artigos e resumos e submissão podem ser encontrados no site do evento.
Serviço:
Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 20h47
I Encontro Paraense de Licenciaturas (Epalic)
Data: de 28 a 31 de janeiro de 2019
Local: Campus de Bragança da UFPA
Mais informações, submissão de trabalhos e inscrições: site do evento
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

sábado, 7 de dezembro de 2019

TUCURUÍ QUER INOVAR A AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO.

O BRS Pai d'Égua é resultado da pesquisa para melhoramento genético, em que os açaizeiros geram frutos menores, mas com maior rendimento de polpa. A primeira colheita dessa nova variedade de açaí se dá aos três anos e meio, enquanto os materiais tradicionais iniciam no 5º ano.
O secretário de agricultura de Tucuruí, Diego Andrade Toledo, e o secretário adjunto de meio ambiente (Semma) do município, Marcos Lima Medeiros, estiveram, nesta terça-feira (3), em Tomé-Açu, nordeste do Pará, para conhecer o projeto BRS Pai d'Égua, a nova cultivar de açaizeiro com irrigação feita em terra firme. A ida dos representantes de Tucuruí ao local atendeu ao pedido do prefeito Artur Brito, que tem interesse em inovar a agricultura familiar no município e, dessa forma, é fundamental buscar conhecimentos sobre essa técnica de cultivo do açaí.

A apresentação do projeto foi realizada na sede da Embrapa Amazônia Oriental, na Rodovia PA 256, na Estrada da Jamic, km 06, distrito de Quatro bocas, em Tomé-Açu. O evento reuniu equipe de técnicos e produtores no campo experimental da Embrapa. Um dos grandes desafios é aumentar a produção do açaí em 46% no período de entressafra (entre janeiro e junho) e em 54% no período da safra (de julho a dezembro). O BRS Pai d'Égua é resultado da pesquisa para melhoramento genético, em que os açaizeiros geram frutos menores, mas com maior rendimento de polpa.
De acordo com o engenheiro agrônomo, João Tomé de Farias Neto, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, trata-se de uma mudança drástica na produção anual desse fruto. “A safra do açaí concentra 80% da produção anual. Na entressafra há redução da oferta de açaí o que faz o seu preço aumentar”, destaca o especialista. Ele explica que, além desses aspectos, o açaizeiro ganha maior produtividade com até 12 toneladas ao ano por hectare.
O açaí manejado de várzea e o cultivado em terra-firme sem irrigação produzem cerca de cinco toneladas anuais por hectare. Além de tudo isso, seus frutos menores rendem 30% mais polpa que os tradicionais”, explica. Ele salienta que a primeira colheita se dá aos três anos e meio, enquanto os materiais tradicionais iniciam no quinto ano, trazendo, portanto, retorno financeiro mais rápido ao agricultor.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Estado do Pará produziu, somente em 2018, um total de 1,4 milhão de toneladas do fruto, em uma área de quase 200 mil hectares. Esse total envolve o manejo de áreas de várzea e os plantios de terra-firme. Somente na economia paraense, o produto movimentou cerca de R$ 3 bilhões no ano passado.

COMEDIANTE BUNITINHO É MORTO DURANTE TIROTEIO ENTRE TRAFICANTES E POLICIAIS NO RIO.

RIO - Fenômeno da internet, o comediante Diogo de Farias Pinto, de 36 anos, conhecido como "Bunitinho", foi morto durante tiroteio entre traficantes e agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) na manhã desta quinta-feira, 5, na comunidade do Morro do Dendê, na Ilha do Governador, na zona norte do Rio.
Outras três pessoas também morreram: Jocelino de Oliveira Ferreira Júnior e Jorge Tadeu Sampaio de Oliveira, que seriam empresários de Bunitinho, além do amigo Sidney Antunes Fiqueiredo. O comediante e seus dois empresários estavam em um carro. Figueiredo estava caído em um local próximo, junto a uma motocicleta. Um PM também ficou ferido.
Sucesso nas redes sociais, ‘Bunitinho’ tinha mais de 400 mil seguidores no Instagram A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) instaurou inquérito para apurar as circunstâncias das quatro mortes. “Foi realizada perícia no local e uma perícia complementar para o veículo já está programada”, informou a polícia em nota. “Equipes da unidade realizam diligências para localizar testemunhas e câmeras de segurança que possam auxiliar nas investigações.”

A Polícia Militar, por sua vez, informou que policiais do Bope foram à comunidade para checar uma informação proveniente do setor de inteligência. Ela afirmava que chefes do tráfico de drogas no Morro do Dendê estariam reunidos lá.
Logo na chegada das equipes à comunidade, houve forte ataque dos criminosos, gerando intenso confronto”, afirmou a PM em nota. “Após cessarem os disparos, os policiais encontraram um veículo batido em um poste com três ocupantes feridos, além de um motociclista também ferido.”
Ainda segundo a PM, os feridos foram levados ao Hospital da Ilha do Governador. Um policial do Bope que foi atingido na ação foi levado para o Hospital Central da Polícia Militar. A corporação não informou seu nome, nem seu estado de saúde.
O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), se manifestou por meio das redes sociais. “Bandidos dispararam seus fuzis contra a polícia no Morro do Dendê, uma comunidade tomada por narcoterroristas”, declarou o governador. “Até agora não temos todos os detalhes da operação. Determinei apuração rigorosa pela Delegacia de Homicídios sobre as quatro mortes.”
Seu canal no YouTube é assinado por 97 mil pessoas. Ele ficou conhecido no ano passado com o vídeo “Sextou”, em que comemorava a chegada do fim de semana. Também participava de shows e eventos. O comediante sofria de problemas mentais.
Nas redes sociais, os funkeiros Tati Quebra Barraco e Nego do Borel, entre outros, lamentaram a morte de ‘Bunitinho’.

sábado, 1 de junho de 2019

PROCESSO SELETIVO UFRA 2020.

NOTA DE AVISO

A Comissão Permanente de Processos Seletivos (COPERPS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) AVISA aos candidatos interessados em concorrer ao Processo Seletivo da UFPA/2020 que deverão inscrever-se e realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – 2019. O referido Exame constitui o único instrumento de seleção para ingresso às vagas nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Pará em 2020. 

As inscrições estarão abertas no período compreendido entre as 10h do dia 6 de maio e as 23h59' do dia 17 de maio de 2019, de acordo com o Edital nº.14/2019 - INEP. Para realizar a inscrição, o participante deverá informar o número de seu CPF e a sua data de nascimento, devendo seus dados pessoais informados serem iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações. 

A inscrição só será realizada pela Internet (https://enem.inep.gov.br/), quando será necessário informar um número de telefone (celular ou fixo), bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não poderá ser utilizado por outro participante. Belém, 26 de abril de 2019. 

Edmar Tavares da Costa 
Presidente da COPERPS
http://www.ceps.ufpa.br/arquivos/vestibular/PS%202020/editais%20avisos/notaAvisoEnem2020.pdf

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Ipea revê para cima previsão do PIB Agro.

Ipea revê para cima previsão do PIB Agro.

Crescimento deve ser de 0,6% em 2019 em razão do desempenho positivo da pecuária
O setor agropecuário brasileiro deve avançar 0,6% em 2019, segundo projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 28, na Carta de Conjuntura do Instituto, e sinalizam melhora em relação aos 0,4% previstos em fevereiro deste ano.

A pecuária deve ser determinante para o crescimento do PIB agropecuário.  A expectativa, confirmada por previsões do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), é de crescimento para todos os itens da produção animal, com destaque para a produção de bovinos, suínos e leite. A maior contribuição para esse aumento é de bovinos, com previsão de incremento de 3% em relação ao ano passado – o grupo dos bovinos contribui com cerca de metade do PIB da pecuária.

A previsão para a agricultura, por outro lado, é de uma leve alta de 0,1%, explicada em grande medida pela queda na previsão da safra de soja, que deve encolher 4,4% segundo Levantamento Sistemático da Agricultura (LSPA) do IBGE. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o USDA também preveem queda de 4,2% e 4,1% na produção de soja em relação à safra passada.
Dentre os produtos da produção animal, além do bom desempenho esperado para os bovinos, há destaque para os suínos, com projeção de aumento na produção de 5,6% devido à disseminação da peste suína africana na China, que causará grande impacto na produção de carne de porco naquele país.

No caso da lavoura, apesar da expectativa de avanço expressivo de 12,6% para o milho e de 29% para o algodão em caroço – e do aumento da área plantada -, a previsão de queda na produção da soja foi determinante na revisão do PIB agro. O café também apresenta redução projetada de 10% da safra atual em comparação com a anterior – algo já esperado pelo setor.
Mercado de trabalho no Agronegócio
O número de trabalhadores ocupados no agronegócio se manteve estável no primeiro trimestre de 2019, com leve recuo de 0,23% em relação ao mesmo período do ano passado, apesar do recuo de trabalhadores nos segmentos agroindústria e primário – de acordo com cálculos feitos pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP. Os desempenhos positivos em insumos e agrosserviços foram responsáveis por segurar a taxa de ocupação do setor. Nesses segmentos, em termos absolutos, houve um incremento superior a 140 mil pessoas ocupadas.

O emprego no agronegócio reflete as tendências observadas no mercado de trabalho brasileiro: recuo de mão de obra com carteira assinada, em contraponto ao avanço de trabalhadores informais. Em relação à escolaridade, o setor agro concentra uma perda expressiva dos trabalhadores menos escolarizados. Na comparação do 1º trimestre de 2019 frente ao mesmo período no ano anterior, houve queda de 34,63% para esse grupo, em contraponto ao avanço de 7,43% no contingente de ocupados com nível superior completo ou incompleto.

Crédito Rural
A seção Economia Agrícola da Carta de Conjuntura traz, ainda, uma análise da evolução do crédito rural entre 2007 e 2018. O trabalho mostra que há uma tendência de crescimento da participação dos recursos não controlados, especialmente da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA); das cooperativas de crédito; e das contratações a taxas de mercado. Ao mesmo tempo, verifica-se tendência de redução da subvenção pública explícita.

terça-feira, 30 de abril de 2019

CONCURSO PÚBLICO EM BARCARENA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARCARENA

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - SEMUSB
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO - EDITAL 001/2019
A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARCARENA, usando de suas atribuições legais, torna público que no período de 13/05/2019 a 14/06/2019, estarão abertas as inscrições para a realização de Processo Seletivo Público, para provimento de 252 vagas, sendo 126 imediatas e 126
para cadastro de reservas de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, sendo o mesmo executado sob a responsabilidade técnica e operacional do INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ÁGATA, com previsão de aplicação da prova objetiva para 14/07/2019 e divulgação do resultado final para 20/08/2019. O EDITAL completo, com as informações sobre o certame, fi cará disponível no site www.institutoagata.com.br e na SEMUSB a partir de 06/05/2016.
Barcarena/PA 26/04/2019
EUGÊNIA JANIS CHAGAS TELES
Secretária Municipal de Saúde
Protocolo: 42810

quarta-feira, 3 de abril de 2019

XVI CONCURSO ESTADUAL DE QUADRILHAS JUNINAS.

XVI CONCURSO ESTADUAL DE QUADRILHAS JUNINAS.
PORTARIA Nº 75 DE 29 DE MARÇO DE 2019 - A Fundação Cultural do Estado do Pará - FCP torna público o Edital de Seleção Pública 005/2019 - Prêmio Arraial de Todo o Pará 2019 (Proc. nº 2019/109458), conforme abaixo:
Objeto: presente ato convocatório a realização do XVI CONCURSO ESTADUAL DE QUADRILHAS JUNINAS com a finalidade de fomentar e difundir este importante aspecto da cultura brasileira e regional, cuja apresentação dos trabalhos selecionados dentro do limite de vagas acontecerá no período compreendido entre os dias 15 de junho a 30 de Junho de 2019, e será regido pelas normas deste Edital Quadrilhas Juninas Adultas (65 vagas para Belém e 65 vagas para os demais municípios do Estado do Pará); Quadrilhas Juninas Mirins (12 vagas para Belém e 12 vagas para os demais municípios do Estado do Pará). Os candidatos ao melhor Marcador, Coreógrafo, Estilista, e Misses (Caipira, Mulata Cheirosa e Simpatia) só poderão ser inscritos juntamente com a inscrição das suas respectivas Quadrilhas Juninas. Concorrerão como Miss Caipira, Mulata Cheirosa e Simpatia, pessoas do sexo feminino. Concorrerão como Marcador, Estilista e Coreógrafo, pessoas de qualquer gênero. Concorrerão como categoria individual os candidatos à Miss Mix Adulta (40 vagas). Concorrerá como Miss Mix, pessoa do sexo masculino.
Período de inscrição: 01/04/2019 a 15/05/2019 – 08h às 17h.
A íntegra deste Edital estará disponível na sede e no endereço eletrônico da FCP (www.fcp.pa.gov.br) a partir desta publicação no Diário Oficial do Estado.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE. João Augusto Vieira Marques Junior - Presidente da Fundação Cultural do Estado do Pará