domingo, 22 de dezembro de 2013

UFRA DIVULGA TOTAL DE VAGAS QUE SERÃO OFERTADAS PELO SISU.

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) divulgou hoje os cursos e as vagas que serão disponibilizadas em 2014, através do Sistema de Seleção Unificado (SISU). O SISU é o sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do ENEM. A novidade é que novos cursos foram criados nos campi de Paragominas, Tomé-Açu, Parauapebas, Capanema e Capitão-Poço. No total, a UFRA passa a ofertar 1.550 vagas.

Nesse novo contexto, a universidade passa a ter seis campi em 2014, com 28 cursos ofertados, o que significa um aumento de aproximadamente 40% no total de vagas”, disse o pró-reitor de ensino Marcel Botelho.

Outra novidade é a inclusão do curso de Letras/Libras, conforme o decreto federal Nº 5626/2005, que regulamenta a lei sobre o ensino e formação em linguagem de sinais. “Este processo é o único que não vai ser feito pelo SISU. Será realizado um processo seletivo especial, em que serão ofertadas 30 vagas. A seleção terá um edital próprio, que deve ser divulgado no primeiro semestre do ano que vem”, disse o pró-reitor.

Segundo o reitor da universidade, professor Sueo Numazawa, a nova forma de ingresso na universidade proporciona um acesso mais democrático. “O SISU oferece a oportunidade principalmente aos estudantes do interior, já que 82 municípios paraenses realizam o Enem. Esse tipo de ingresso na universidade também pode garantir maior apoio do governo federal no auxílio aos alunos, através do plano nacional de assistência estudantil”, diz o reitor.

No ano de 2014 o total de vagas ofertadas pela UFRA é de 1550 vagas, sendo 1520 pelo SISU e 30 por Processo Seletivo próprio.

Nesse novo contexto, a UFRA passou de 05 campi com 19 cursos ofertados em 2013 e 1120 vagas, para 6 campi com 28 cursos ofertados em 2014 e 1550 vagas, um aumento de aproximadamente 40% no total de vagas.

Confira as vagas:

A Universidade Federal Rural da Amazônia, através da Pró Reitoria de Ensino, divulga os Cursos que serão ofertados no ano de 2014, com vagas a serem preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU, conforme a distribuição abaixo:

1º SEMESTRE 2014 - Total de 1370 vagas

Campus Paragominas - 150 vagas
· Agronomia - 50 vagas
· Engenharia Florestal - 50 vagas
· Zootecnia - 50 vagas (NOVO)

Campus Parauapebas - 150 vagas
· Agronomia - 50 vagas
· Engenharia Florestal - 50 vagas
· Zootecnia - 50 vagas

Campus Tomé-Açu - 100 vagas
· Administração - 50 vagas (NOVO)
· Ciências Contábeis - 50 vagas (NOVO)

Campus Capanema - 200 vagas
· Administração - 50 vagas
· Agronomia - 50 vagas
· Ciências Biológicas (Biologia) - 50 vagas
· Ciências Contábeis - 50 vagas

Campus Capitão Poço - 150 vagas
· Agronomia - 50 vagas
· Ciências Biológicas (Biologia) - 50 vagas (NOVO)
· Engenharia Florestal - 50 vagas (NOVO)

Campus Belém - 620 vagas
· Agronomia - 150 vagas
· Computação - 50 vagas
· Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis - 50 vagas
· Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - 50 vagas
· Engenharia de Pesca - 50 vagas
· Engenharia Florestal - 90 vagas
· Informática (Sistemas de Informação) - 50 vagas
· Medicina Veterinária - 80 vagas
· Zootecnia - 50 vagas

2º SEMESTRE 2014 - Total de 150 vagas

Campus Parauapebas - 100 vagas
· Administração - 50 vagas (NOVO)
· Engenharia de Produção - 50 vagas (NOVO)

Campus Capanema - 50 vagas
· Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis - 50 vagas (NOVO)

Campus Belém - 30 vagas
· * Letras / Libras - 30 vagas (NOVO)
*Para este Curso, por força de lei (Lei Nº 5626/2005) deverá ser realizado Processo Seletivo próprio para a seleção dos discentes.

Att.
Marcel Botelho
Pró-Reitor de Ensino


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

UNIVERSIDADE PARA AMAZÔNIA TOCANTINA - AUDIÊNCIA PÚBLICA.

Na última sexta-feira, 22, aconteceu, na Câmara de Vereadores de Abaetetuba, a segunda audiência pública do Movimento Pró-UFAT, para proposição do Projeto da Universidade da Amazônia Tocantina (UFAT). Trata-se da criação de uma universidade que atenda aos anseios de quase 1 milhão de habitantes dos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Baião, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Oeiras do Pará, Acará, Concórdia do Pará, Moju, Tailândia e Tomé-Açu.

A audiência objetivou envolver o projeto que trará desenvolvimento para as cidades e para o campo, com uma política de construção de uma universidade voltada para as especificidades da região, e levá-lo ao conhecimento da sociedade e das autoridades. “Um dos objetivos do projeto é aumentar o número dos cursos de graduação presentes na região, todos com foco nas características regionais, para que se construam e disseminem saberes, tecnologias e métodos que possam transformar as vantagens comparativas da Amazônia em vantagens competitivas”, afirma Eliomar Azevedo do Carmo, coordenador do Campus Universitário de Abaetetuba.

O evento contou com a participação da sociedade civil, dos movimentos sociais, dos movimentos sindicais, dos secretários de Educação, da academia, dos vereadores e das autoridades dos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Moju e Igarapé-Miri. Os presentes discutiram a importância da universidade para a sociedade e apontaram encaminhamentos e metas para que o projeto possa se tornar realidade.

Movimentos como este são previstos em todos os municípios de abrangência do projeto, e as próximas audiências públicas serão nos municípios de Moju, no dia 6 de dezembro, e Barcarena, no dia 7 do mesmo mês.

Texto e fotos: Rafael Silva - Assessoria de Comunicação da UFPA/Campus de Abaetetuba - Publicado em: 25.11.2013

domingo, 24 de novembro de 2013

GOOGLE LANÇA CANAL NO YOUTUBE COM 8 MIL AULAS EM VÍDEO.

O Google e a Fundação Lemann lançaram nesta quinta-feira (21/11/2013) o Youtube Edu, uma plataforma que reúne conteúdos gratuitos para estudantes, professores e escolas de todo o país. São 8 mil aulas de professores em vídeos de 26 canais.

Nesta primeira etapa há vídeos que abordam conteúdos de ensino médio nas disciplinas de matemática, língua portuguesa, biologia, física e química. Todos os vídeos e canais que fazem parte do Youtube Edu passaram por um processo rigoroso de curadoria para garantir a precisão das informações que são ensinadas em cada um deles. A análise foi feita por uma equipe de 16 professores, coordenada pela Fundação Lemann.

A previsão é de que a partir de 2014, a plataforma reúna vídeos de outras disciplinas e destinados a estudantes dos demais níveis de ensino, como fundamental e superior.

Apenas nos Estados Unidos existe uma área exclusiva para educação como a que foi lançada nesta quinta no Brasil. Com a nova plataforma, Google e Fundação Lemann querem estimular mais professores brasileiros a produzir conteúdo educacional de qualidade e usar o alcance e o cárater democrático da internet para levar boas aulas a estudantes de todas as idades, lugares e classes sociais.

Fonte: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/11/google-lanca-canal-no-youtube-com-8-mil-aulas-em-video.html. Acessado em 24/11/2013.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

COMO SER UM PÉSSIMO PROFESSOR.

Durante mais de 20 anos de escola, tive alguns professores muito bons e muitos outros horríveis. Cada professor bom tinha o seu diferencial, sua característica marcante. Mas os professores muito, muito, muito ruins tinham algumas características em comum que merecem registro nesse mundão que é a internet!

1. Fale sem parar

Ninguém gosta de ficar perto de pessoas que falam sem parar. Isso torna a posição do professor meio ingrata, pois ele está na posição de passar conhecimento e, por isso, é esperado que ele fale bastante. Mas há professores que exageram, consomem a paciência e o intervalo dos alunos. Se você quer ser um péssimo professor, fale e escreva sem parar. Não dê exercícios em sala nem qualquer atividade em grupo. Assim, você pode falar o tempo todo e o desafio dos alunos será manter a atenção.

2. Deixe os problemas difíceis para a prova

Imagine só se, na faculdade de medicina, os estudantes aprendessem a tratar dor de garganta e dissecar um cérebro ficasse só para o momento da cirurgia. Legal, né! Pois é exatamente isso que você, como aspirante a péssimo professor, deve fazer. Distribuir uma listinha de exercícios meia boca, resolver uns exemplos manjados em sala e na prova...na prova sim! Você vem quente, todo mundo vai se ferrar, os alunos vão se lembrar de você por toda a vida como o terror, nunca mais vão olhar pra uma equação quadrática sem perder a respiração. O melhor desse método é que você se certifica que os alunos não conseguirão encarar problemas de verdade. Afinal de contas, eles só existem nas provas dos assuntos que eles nunca estudarão.

3. Faça piadas o tempo todo

É óbvio que o bom humor melhorar qualquer relacionamento, mas fazer piada o tempo todo tá por fora, né! Sabe aquele professor que tira onda o tempo todo, tá sempre fazendo uma voz diferente, um comentário sarcástico...esse mesmo, aquele que nunca dá aula e prejudica o vestibulando. Esse cara é o melhor em ser péssimo professor. É igual droga! Traz aquela felicidade momentânea mas as conseqüências são muito ruins depois.

Leia mais sobre educação no kuadro em http://kuadro.com.br/blog/


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DEMANDA DE CANDIDATOS PARA O PS 2014 DA UFPA.

Foi divulgada nesta terça-feira, 19, a demanda de candidatos para o Processo Seletivo 2014 (PS 2014) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Este ano, a Instituição bateu recorde de inscrições, com mais de 134 mil candidatos disputando uma das 5.411 ofertadas, quase o dobro de 2013, com 78 mil inscrições. Entre os inscritos, 89.266 dos candidatos são cotistas, 44.298 são não cotistas e 437 são portadores de deficiência (PcD). A inscrição pode ser acompanhada pela página do CEPS.

Entre os cotistas, o curso mais concorrido é o de Educação Física, com 3.500 inscritos, totalizando 128.80 candidatos para uma vaga. O curso de Serviço Social aparece em segundo lugar, com 114.06 candidatos por vaga, seguido de Psicologia Vespertino, com 100.58 por vaga; Psicologia Noturno, com 98.50 por vaga e Fisioterapia, com 82.13 por vaga.

Já entre os candidatos não cotistas, Medicina é o curso mais concorrido, com 5.046 inscritos, resultando em 75.31 candidatos para concorrer a uma vaga. Em segundo lugar, Direito aparece com 47 candidatos por vaga e Educação Física, em terceiro, com 45.90 candidatos para uma vaga. Arquitetura, com 45.58 candidatos por vaga, e Fisioterapia, com 39.13 por vaga, também aparecem entre os mais disputados no Processo Seletivo 2014.

Campi – No interior do Estado, a demanda pelos cursos também é alta. O curso de Pedagogia, em Bragança, é o mais concorrido entre os cotistas, com 66.56 candidatos para cada uma das 32 vagas. Em segundo lugar, a maior concorrência é por Ciências Naturais, em Breves, com 63.31 candidatos por vaga. Licenciatura em Pedagogia aparece nas colocações seguidas, em Cametá (61.69 por vaga), Castanhal (60.71 por vaga) e Abaetetuba (58.94 por vaga).

Entre os candidatos que não concorrem pelo sistema de cotas, a preferência também é por Pedagogia no Campus de Bragança, com 33.94 pessoas para uma vaga, e Ciências Naturais, em Breves, com 36.06 por vaga. Em terceiro lugar, Pedagogia, em Abaetetuba, com 26.13 candidatos por vaga. Medicina Veterinária, em Castanhal, aparece em seguida, com 22.94 pessoas para uma vaga e Pedagogia, em Cametá, com 33.94 para uma vaga.

A menor disputa para uma vaga ficou com o curso de Engenharia de Materiais, com 4.70 candidatos entre cotistas e 2.75 entre não cotistas. O curso foi criado recentemente, com sede no Campus de Ananindeua, e terá como objetivo atender às necessidades de mão de obra mais qualificada na área industrial e das engenharias na região. Já Letras em Língua Portuguesa, no Campus de Altamira, aparece em segundo lugar na condição dos menos concorridos, com 3.67 candidatos por vaga para cotistas e 2.58 por vaga para não cotista. Letras Língua Francesa, em Belém, ficou em terceiro, com 9.90 cotistas disputando uma vaga e 4.30 não cotistas.

Cartões de inscrição - Os cartões de inscrição para o PS 2014 serão liberados após a prova de habilidades para candidatos de ciências das artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), que será aplicado neste domingo, dia 24 de novembro.

Em 2013, a UFPA recebeu número recorde de inscrições para o PS 2014. Para a diretora do CEPS, professora Marilucia Oliveira, um dos motivos é a isenção concedida aos candidatos oriundos de escola pública com renda per capta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Ainda segundo ela, a adoção do Enem como processo único de seleção influenciou no aumento desse número. “O Enem deu a oportunidade de pessoas de outros Estados concorrerem às vagas e permitiu, ainda, que candidatos sem condições financeiras de pagar as inscrições pudessem concorrer”, explica a diretora.

Total de vagas - Ao todo, o PS 2014 oferta 5.411 vagas em Belém e nos campi do interior. Somadas às vagas do Processo Seletivo Especial (PSE) – que seleciona estudantes de origem indígena, remanescentes de quilombos e candidatos para os cursos de Etnodesenvolvimento, no Campus de Altamira, e de Educação do Campo, ofertado em diversos campi da UFPA – e às 1.289 vagas que serão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), por meio de edital próprio, a UFPA disponibiliza para o próximo ano, 7.810 vagas, distribuídas em 156 cursos, para a capital Belém e para o interior do Estado.

Veja na tabela abaixo como ficou a demanda para os cursos no município de Tomé-Açu:

Curso – Polo Tomé-Açu                                   Vagas Cotista NãoCotista PcD Total Cotista NãoCotista
LETRAS - LINGUA PORTUG.- LIC.        32     164       78               1      243    10.25   4.88
MATEMATICA - LICENCIATURA          32     134       78               2      214   8.38     4.88
PEDAGOGIA - LICENCIATURA             32      355      137              0      492   22.19   8.56

Clique no link abaixo e acesse toda a demanda do PS-2014 da UFPA.

Serviço:,Processo Seletivo 2014 da UFPA
Mais informações pela página eletrônica do Ceps ou (91) 3201.7622 e 3201.7266 ou ainda pelo e-mail ceps@ufpa.br.
Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA - Foto: Alexandre Moraes

Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=8405. Acessado em 20/11/2013.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

PARFOR ABRE PERÍODO DE PRÉ-INSCRIÇÕES NA UFPA.

O Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal do Pará (UFPA) abre nesta terça-feira, 5, as pré-inscrições para novas turmas. Ao todo, serão ofertadas 4.161 novas vagas em 104 turmas, distribuídas em 18 cursos de licenciatura. Para concorrer a uma vaga, o professor da rede pública precisa estar atuando em sala de aula. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de janeiro de 2014, na Plataforma Freire.

Os professores podem optar pela formação nos seguintes cursos de licenciatura: Ciências Naturais, Matemática, Letras Língua Portuguesa, Letras Língua Espanhola, Letras Língua Inglesa, Pedagogia, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Física, Dança, Teatro, História, Química, Geografia, Artes Visuais, Educação Física, Filosofia e Música. O curso que teve a maior demanda foi Licenciatura em Pedagogia, com a abertura de 21 novas turmas.

Após o período de pré-inscrição dos professores, irá se iniciar o período de validação das pré-inscrições pelas Secretarias de Educação Estaduais e Municipais, que vai de 14/01/2014 a 28/02/2014. A partir do dia 06/06/2014, será disponibilizada a relação de pré-inscritos válidos. O período de seleção dos pré-inscritos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e o registro dos pré-inscritos pelas IES vão de 07/03/2014 a 17/04/2014. As aulas começam em julho de 2014.

Acesso à formação - O Parfor é um programa implantado com a finalidade de contribuir para que os professores em exercício na rede púbica de educação básica tenham acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Por meio dele, a Capes financia a oferta de turmas especiais, na modalidade presencial, implantadas em cursos de licenciatura gratuitos e de qualidade, destinados exclusivamente aos professores que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica.

Na UFPA, o plano está presente em 54 polos (municípios), tem 282 turmas e mais de 10 mil professores em formação. A UFPA oferta 21 cursos pelo Parfor, e os professores que ministram as aulas são os mesmos dos cursos regulares da Universidade.

Texto e foto: Thais Rezende - Comunicação /Plano Nacional de Formação de Professores/ UFPA
Publicado em: 04.11.2013 18:00.
Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=8345. Acessado em 08/11/2013.


CAPES ABRE PRÉ-INSCRIÇÕES PARA CURSOS DO PARFOR.

Estão abertas, até 13 de janeiro de 2014, as pré-inscrições para concorrer às vagas dos cursos de licenciatura, na modalidade presencial do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Os cursos ofertados pelas instituições de ensino superior (IES) são inteiramente gratuitos.

Para 2014, serão ofertadas 37.816 mil vagas em diversos cursos de licenciatura pelas IES parceiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para saber os dados da oferta de 2014 e fazer a pré-inscrição no curso desejado é necessário acessar a Plataforma Freire.

A comprovação do exercício da docência é verificada no ato da pré-inscrição, assim, os professores, para realizar suas pré-inscrições, devem estar cadastrados no Educacenso na função "Docente" ou "Tradutor Intérprete de Libras".

Validação - As pré-inscrições deverão ser validadas na Plataforma Freire pelas secretarias de educação estadual ou municipal a qual o professor está vinculado, no período de 14 de janeiro a 28 de fevereiro de 2014. É importante ressaltar que a pré-inscrição e a validação não garantem a matrícula do professor. A realização da matrícula depende de aprovação em processo seletivo definido pela IES e do atendimento às regras do programa para a formação das turmas.

Parfor - O Parfor oferece turmas especiais em cursos de primeira licenciatura, para docentes em exercício na rede pública de educação básica que não tenham formação superior ou que, mesmo tendo esta formação, queiram realizar o curso na disciplina que atua em sala de aula e para a qual não tem a formação; segunda licenciatura, para docentes em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuam em área distinta da sua formação inicial; e formação pedagógica, para docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública de educação básica.

Mais informações pela Central de Atendimento (0800 616161, opção 7) ou pelo Fale Conosco, opção Educação Básica/Plataforma Freire. (CCS/Capes)
Publicada por Coordenação de Comunicação Social da Capes.
Quarta, 06 de Novembro de 2013 13:52.

Fonte: http://www.capes.gov.br/36-noticias/6622-capes-abre-pre-inscricoes-para-cursos-do-parfor. Acessado em 08/11/2013.

UFRA: INFORMATIVO SOBRE O PROCESSO SELETIVO 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - PRÓ-REITORIA DE ENSINO

A Pró Reitoria de Ensino da Universidade Federal Rural da Amazônia, vem a público informar sobre o Processo Seletivo 2014 para os Cursos de Graduação desta Instituição.

1 - De acordo com a Resolução Nº 150 de 01 de outubro de 2013 – CONSEPE/UFRA, ficou aprovado o Edital do Processo Seletivo 2014, com os seguintes pontos principais:

O número de vagas ofertadas para os Cursos de graduação, serão preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada – SISU.
A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, referente ao ano de 2013. Os candidatos interessados em concorrer às vagas disponibilizadas pela Universidade Federal Rural da Amazônia deverão verificar as informações constantes do Termo de Adesão desta instituição no SiSU (http://sisu.mec.gov.br). 

O referido Termo de Adesão será disponibilizado também na página eletrônica da Pró Reitoria de Ensino dedicada ao SiSU na Ufra (http://www.proen.edu.br/sisu), bem como, publicada chamada em jornal de grande circulação contendo as seguintes informações:
- Os cursos e turnos participantes e número de vagas;
- O número de vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012;
- Os documentos necessários para a realização da matrícula dos estudantes selecionados, inclusive aqueles necessários à comprovação do preenchimento dos requisitos exigidos pela Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012.

2 – Os interessados deverão ficar atentos ao cronograma de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos, o qual será divulgado em Edital da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, após publicação no Diário Oficial da União. O cronograma poderá ser consultado no site do SiSU (http://sisu.mec.gov.br), após divulgação em rede de comunicação nacional (televisão, jornal, rádio).

Belém, 07 de novembro de 2013.

MARCEL DO NASCIMENTO BOTELHO
Pró Reitor de Ensino
Fonte: http://www.portal.ufra.edu.br/index.php/cps. Acessado em 08/11/2013.

sábado, 26 de outubro de 2013

O real significado de ANARQUIA.

Anarquismo é uma teoria politica que almeja criar uma sociedade na qual os indivíduos cooperem livremente entre si como iguais. Assim, o anarquismo se opõe a todas as formas de controle hierárquico - venha ele do estado ou de capitalistas - por ser danoso tanto ao individuo quanto à sua individualidade e portanto desnecessário.

Nas palavras da anarquista L. Susan Brown:

"Embora a compreensão popular de anarquismo seja de um movimento violento  anti-estado, o anarquismo é uma tradição muito mais sutil e delicada do que a simples oposição ao poder governamental. Os anarquistas se opõem à ideia de que o poder e a dominação são necessários para a sociedade, e por isso defendem formas mais cooperativas e anti-hierárquicas de organização econômica, politica e social." [The Politics of Individualism, p. 106]

Portanto, "anarquismo" e "anarquia" são sem dúvida as ideias mais deturpadas na teoria política. Geralmente, as palavras usadas para significar "caos" ou "desordem", e portanto, por implicação, anarquistas desejam o caos social e o retorno "à idade da pedra".

Este processo de falsificação tem paralelos na historia. Por exemplo, em países em o governo é exercido necessariamente por uma pessoa (monarquia), as palavras "república" ou "democracia" são usadas precisamente como "anarquia", significando desordem e confusão. Aqueles que se interessam em manter o status quo obviamente se dedicam a afirmar que a oposição ao corrente sistema não poderia funcionar na prática, e que uma nova forma de sociedade resultaria no caos. Ou, como Errico Malatesta expressou:

"Mude as opiniões, convença o público de que o governo não é apenas desnecessário, mas extremamente nocivo, e então a palavra anarquia, justamente porque significa ausência de governo, significará para todos: ordem natural, conjunto das necessidades humanas e o interesse de todos, completa liberdade com completa solidariedade." [Anarchy, pp. 12-13].

O que significa "anarquia"?

A palavra "anarquia" vem do grego, prefixo an (ou a), significando "não", "que não quer", "a ausência de", ou "a falta de", mais archos, significando "um governo", "diretor", "chefe", "pessoa em um cargo", ou "autoridade". Ou, como Peter Kropotkin colocou, Anarquia vem de palavras gregas significando "contrario à autoridade". [Kropotkin's Revolutionary Pamphlets, p. 284]
Embora as palavras gregas anarchos e anarchia sejam tidas como significando "sem governo" ou "estando sem governo", anarquismo, pode ser interpretado, em seu significado estrito, original, simplesmente como "nenhum governo". "An-archy" significa "sem um governante", ou mais abrangente, "sem autoridade", e é nesse sentido que os anarquistas tem continuamente adotado a palavra. Por exemplo, encontramos Kropotkin arguindo que o anarquismo "ataca não apenas o capital, mas também todas as formas de poder do capitalismo: lei, autoridade, e o Estado". [Op. Cit., p. 150] Para anarquistas, anarquia significa "não necessariamente ausência de ordem, como geralmente se supõe, mas ausência de governo". [Benjamin Tucker, Instead of a Book, p. 13] Veja o excelente resumo de Hence David Weick:

"Anarquismo pode ser compreendido como uma ideia politica e social genérica que expressa negação de todo poder, soberania, dominação, e divisão hierárquica, e o desejo de sua dissolução. . . Anarquismo é portanto mais que anti-estatismo . . . o governo (estado) . . . é, apropriadamente, o foco central da crítica anarquista". [Reinventing Anarchy, p. 139]

Por esta razão, mesmo sendo anti-governo ou anti-estado, anarquismo é primariamente um movimento contra a hierarquia. Porque? Por que a hierarquia é a estrutura organizacional que encorpora a autoridade. Mesmo sendo o estado a "mais alta" forma de hierarquia, e os anarquistas serem, por definição, anti-estado; isto não define suficientemente o anarquismo. Os anarquistas verdadeiros se opõem a todas as formas hierárquicas de organização, não apenas o estado. Nas palavras de Brian Morris:
"O termo anarquia vem do Grego, e essencialmente significa 'sem governo'. Anarquistas são pessoas que rejeitam todas as formas de governo ou autoridade coercitiva, todas as formas de hierarquia e de dominação. Eles são portanto opostos àquilo que o anarquista mexicano Flores Magon chamou de 'trindade sombria' -- o estado, o capital e a igreja. Os anarquistas opõem-se tanto ao capitalismo quanto ao estado, da mesma forma que opõem-se a todas especie de autoridade religiosa. Mas anarquistas também buscam estabelecer ou realizar por varias maneiras, uma condição de anarquia, que é, uma sociedade descentralizada sem instituições coercitivas, uma sociedade organizada através de uma federação de associações voluntarias". ["Anthropology and Anarchism,"Anarchy: A Journal of Desire Armed, no. 45, p. 38]
A referencia à "hierarquia" neste contexto passa por um desenvolvimento -- os anarquistas "clássicos" como Proudhon, Bakunin e Kropotkin não usaram essa palavra, mas raramente (eles usualmente preferiam "autoridade", que foi usada como resumo de "autoritário"). De qualquer foma, pelos seus escritos está claro que eles foram uma filosofia contra a hierarquia, contra qualquer desigualdade de poder e privilégios entre indivíduos. Bakunin se referia a isso quando atacou a autoridade "oficial" mas defendeu a "influencia natural" quando afirmou:
"Quer tornar impossível que alguém oprima seus companheiros? Então faça algo para que ninguém possua poder" [The Political Philosophy of Bakunin, p. 271]

Da mesma forma Jeff Draughn escreveu, "coisas como essas sempre fizeram parte latente dos 'projetos revolucionários', apenas recentemente este conceito claro de anti-hierarquia afluiu para uma análise mais específica. Todavia, a raiz disto é plenamente visível na raiz da palavra grega 'anarquia'" [Between Anarchism and Libertarianism: Defining a New Movement]

Enfatizamos que esta oposição à hierarquia é, para anarquistas, não limitada apenas ao estado ou ao governo. Ela inclui toda economia autoritária e relacionamento social tanto quanto politico, particularmente aqueles associados com a propriedade capitalista e trabalho assalariado. Isto pode ser visto no argumento de Proudhon de que "Capital . . . no campo político é análogo a governo . . . A ideia economia de capitalismo . . . [e] as políticas de governo ou de autoridade . . . [são] idênticas . . . [e] ligadas de farias formas . . . Aquilo que o capital faz com o trabalho... o Estado [faz] com a liberdade . . ." [extraído de Max Nettlau, A Short History of Anarchism, pp. 43-44] Nesse sentido encontramos Emma Goldman opondo-se ao capitalismo inclusive por levar as pessoas a vender seu trabalho, resultando em que "a inclinação e o julgamento dos trabalhadores acabam subordinados à vontade do patrão". [Red Emma Speaks, p. 36] 

Quarenta anos antes Bakunin expressou o mesmo ponto de vista quando arguia que sob o corrente sistema "o trabalhadores vendem sua personalidade e sua liberdade pela doação de seu tempo" para o capitalista em troca de salario [Op. Cit., p. 187].

Deste modo "anarquia" significa mais que apenas "não governo", significa oposição a todas as formas de organização autoritária e hierárquica. Nas palavras de Kropotkin, "à origem da concepção anarquista da sociedade . . .  a critica . . . às organizações hierárquicas e às concepções autoritárias de sociedade; e . . . à analise das tendencias que são vistas nos progressivos movimentos da humanidade." [Kropotkin's Revolutionary Pamphlets, p. 158] Dessa forma, qualquer tentativa de afirmar que anarquia é puramente anti-estado é uma falsificação da palavra e da maneira como a tem sido usada pelo movimento anarquista. 

Conforme argui Brian Morris, "quando alguém examina os escritos dos anarquistas clássicos . . . tanto quanto o caráter do movimento anarquista . . . fica claramente evidente que eles nunca tiveram uma visão limitada [de apenas ser contra o estado]. Eles sempre se opuseram a todas as formas de autoridade e exploração, e foram igualmente críticos do capitalismo e da religião quanto o foram do estado". [Op. Cit., p. 40]

E, só para frisar o óbvio, a anarquia não significa caos nem faz os anarquistas gente que quer criar o caos e a desordem. Pelo contrario, queremos criar uma sociedade baseada na liberdade individual e na cooperação voluntaria. Em outras palavras, ordem desde abaixo, não desordem imposta de cima pelas autoridades. Leia mais no link abaixo.

Fonte: http://www.oocities.org/projetoperiferia2/secA1.htm. Acessado em 26/10/2013.


terça-feira, 8 de outubro de 2013

UFRA ADERE 100% AO SISU.

Depois de quase 04 horas de discussões, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) decidiu que no processo seletivo de 2014 a UFRA vai aderir 100% ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) como método de ingresso na universidade.

O SISU é o sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do ENEM. Para o reitor da universidade, professor Dr. Sueo Numazawa “A decisão é um desafio, por isso esse tipo de ingresso será avaliado a cada ano dentro da universidade”.

Até agora estão previstas 1.120 vagas, distribuídas nos campi da Universidade de Belém e dos municípios do interior do estado. O edital com todas as informações sobre o Processo Seletivo 2014 deve ser publicado ainda no mês de outubro.

CURSOS E NÚMERO DE VAGAS PREVISTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2014:

CAMPUS BELÉM:
Agronomia (150 Vagas)
Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis (50)
Engenharia Cartográfica e de Agrimensura (50)
Engenharia de Pesca (50)
Engenharia Florestal (90)
Licenciatura em Computação (50)
Medicina Veterinária (80)
Sistemas de Informação (50)
Zootecnia (50)

CAMPUS CAPANEMA:
Administração (50)
Agronomia (50)
Biologia/Bacharelado (50)
Ciências Contábeis (50)

CAMPUS CAPITÃO-POÇO
Agronomia (50)

CAMPUS PARAGOMINAS
Agronomia (50)
Engenharia Florestal(50)

CAMPUS PARAUAPEBAS
Agronomia (50)
Engenharia Florestal (50)
Zootecnia (50)



terça-feira, 1 de outubro de 2013

PEQUENOS PROVEDORES VÃO GANHAR FAIXA PARA OFERECER INTERNET.

Pequenos e médios provedores de banda larga que atuam em todo o país vão ganhar uma nova faixa de frequência para oferecer acesso à Internet fixa. Até o final de 2013, a Anatel vai destinar a essas empresas a faixa de radiofrequência de 2.500 MHz a 2.690 MHz nos locais onde estiver desocupada. A medida faz parte de portaria do Ministério das Comunicações, publicada na última quarta-feira (18), no Diário Oficial da União.

Atualmente existem cerca de 3,8 mil provedores de pequeno e médio portes em atuação, principalmente no interior do Brasil. Somados, eles representam a quinta operadora de banda larga fixa no País e investem mais de R$ 1 bilhão por ano. “Vamos colocar novas frequências, vamos dar um espaço e oferecer uma política diferenciada para os pequenos provedores. Nós queremos é que o serviço de oferta à Internet funcione”, afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

De acordo com a norma, a Anatel deve iniciar ainda este ano o processo de autorização da faixa de frequência adequado ao atendimento dos pequenos provedores. Os procedimentos para convocação e seleção dos interessados deverão preferencialmente ocorrer em formato eletrônico, permitindo a participação remota. Além disso, a norma estabelece que a agência faça um acompanhamento para garantir o uso efetivo do espectro que foi destinado às pequenas e médias empresas.

A faixa de frequência de 2.500 MHz a 2.690 MHz que será destinada aos provedores está atualmente desocupada. Ela faz parte da faixa de 2,5 Ghz que foi leiloada entre as operadoras para a implantação da tecnologia 4G no Brasil. Com isso, os pequenos e médios provedores terão capacidade de oferecer Internet fixa na tecnologia 4G, de alta velocidade.

A portaria também estabelece que até o fim de 2014 a Anatel vai estudar a viabilidade de destinar faixas de frequência para a entrada de novas operadoras de banda larga em nível nacional. “Nós vamos oferecer mais alternativas que podem tanto ser ocupadas pelas grandes empresas ou podem
permitir a entrada de novos concorrentes. Este mercado precisa de uma chacoalhada”, disse Paulo Bernardo.


Fonte: http://goo.gl/ZBnRfz

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Inscrições abertas para concurso público na UFPA.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu edital de concurso público para provimento de vagas de técnico-administrativos nos níveis médio e superior. Serão ofertadas 139 vagas, com reserva de cinco vagas para pessoa com deficiência (PcD), sendo 49 para cargos do quadro permanente da UFPA na capital e 90 para cargos ofertados nos campi, em onze municípios do Estado do Pará. O edital está disponível na página eletrônica do Centro de Processos Seletivos (CEPS).

As inscrições iniciam-se nesta segunda-feira, dia 26 de agosto, às 14h, e prosseguem até às 20h do dia 16 de setembro, podendo ser feitas pela internet, na página do concurso. Neste endereço, os candidatos, além do edital do concurso e seus anexos, encontrarão o formulário de solicitação de inscrição no concurso, o modelo de requerimento para atendimento diferenciado de PcD e o boleto bancário em forma de arquivo eletrônico para impressão e comunicados.

Nível médio - Os cargos de nível médio têm vencimento no valor de R$ R$ 1.912,99, acrescido de auxílio alimentação no valor de R$ 373,00. As vagas ofertadas são de assistente em Administração; técnico de Laboratório nas áreas: Análises Clínicas, Física, Mecânica, Química e Saneamento; técnico em Segurança do Trabalho; técnico em Audiovisual; técnico em Eletroeletrônica; técnico em Instrumentação; técnico em Química; técnico em Restauração; técnico em Tecnologia da Informação e tradutor e intérprete em Línguas de Sinais, totalizando 71 vagas, das quais, 5 reservadas para PcD. A taxa de inscrição para esses cargos é de R$ 75.

Nível superior - Já para os cargos de nível superior, a remuneração é de R$ R$ 3.138,70, acrescida de auxílio alimentação no valor de R$ 373,00. As oportunidades são para analista de Tecnologia da Informação – áreas: Desenvolvimento de Software e Suporte de Redes; Arquiteto; Arquivista; Assistente Social; Auditor; Bibliotecário-Documentalista; Biólogo; Biomédico; Contador; Economista; Engenheiros Agrônomo, Civil, Florestal, Químico, Sanitarista e de Segurança no Trabalho; Estatístico; Farmacêutico-Bioquímico; Fonoaudiólogo; Geógrafo; médicos – áreas: Gastro Hepatologia, Pneumologia, Pediatria e Medicina do Trabalho; Veterinário; Museólogo; Pedagogo; Psicólogo – áreas: Psicologia Clínica e Psicologia Educacional; Publicitário, Relações Públicas; Secretário Executivo e Técnico em Assuntos Educacionais, totalizando 68 vagas. A taxa de inscrição para esses cargos é de R$ 85.

O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 17 de setembro de 2013. Mas também será possível pleitear isenção da taxa, por meio da inscrição mediante formulário específico a ser disponibilizado na página do concurso. O prazo para a solicitação de isenção é até o dia 30 de agosto, com resultado das isenções deferidas previsto para 5 de setembro.

Provas - A seleção constará de provas objetivas, prática e de títulos. Tanto para os cargos de nível médio como de nível superior, as provas objetivas conterão 50 questões, sendo 25 de conhecimentos básicos e 25 de conhecimentos específicos, exceto para os cargos de Técnico em Tecnologia da Informação e Analista de Tecnologia da Informação, que terão 20 questões de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos. O conteúdo programático por cargo está disponível aqui. A prova prática será no dia 1º de dezembro e a prova de títulos, entre os dias 9 e 10 de dezembro.

Serviço: Concurso Público para Técnico-Administrativos UFPA 2013
Inscrições: de 26 de agosto a 16 de setembro
Acesse o site do concurso:
Edital, acesse aqui:
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA - Foto: Alexandre Moraes

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

MEDO DE DIRIGIR É SUPERÁVEL.

Medo de dirigir é superável: "Síndrome do carro na garagem" atinge sobretudo mulheres. Profissionais especializados tratam a amaxofobia (Jornal amazônia edição de 04/08/2013).
Pisar no acelerador, trocar de marcha, dar seta, prestar atenção no veículo de trás e não deixar o motor morrer pode ser tarefa automática para milhões de pessoas diariamente, mas para outras é motivo de pânico. Entre o total de vítimas da chamada "síndrome do carro na garagem", 85% são mulheres, entre 30 e 45 anos, e 15% são homens, de acordo com pesquisa regida pela psicóloga Neuza Corassa, autora do livro "Vença o Medo de Dirigir", que já está em sua 13ª edição, e diretora do Centro de Psicologia Especializado em Medos (CPEM), em Curitiba.

Endossava essa porcentagem a bancária Jandira Amaral, 60, que só tomou coragem para dirigir 25 anos depois de receber sua carteira nacional de habilitação (CNH). Antes disso, a carteira era apenas um documento que servia como comprovante de identidade ou CPF. "Quando saí do exame, estava muito motivada. Mas, assim que peguei no volante fora da autoescola, só fui criticada pelo meu marido. Eu não tinha liberdade de conduzir do meu jeito, o que acabou gerando um bloqueio, como se nada do que eu fizesse fosse bom o suficiente", conta.

Esse, inclusive, é um dos perfis mais comuns entre as pessoas com medo de dirigir: confiáveis, organizadas, detalhistas, sensíveis, inteligentes e não muito abertas a críticas. "Gente com esses traços de personalidade não se permite errar. Mas a verdade é que dirigir é um aprendizado como falar, andar, ler e escrever, ou seja, é preciso praticar e respeitar seu próprio tempo. Vinte aulas não estão nem perto do mínimo para se ter domínio, é apenas o começo", ressalta Cecília Bellina, psicóloga especializada em comportamento motorista e dona da clínica e escola "Perca o Medo de Dirigir", em São Paulo.

É possível que os atingidos pela amaxofobia - esse é o nome técnico para o pavor de dirigir - tenham sido criados na época em que os automóveis eram relacionados à figura masculina ou sofrido algum grande trauma. "No entanto, esse é o menor grupo. O que foi constatado é que o trauma é apenas um aval para a pessoa continuar se escondendo atrás do medo e ser mais bem compreendida pela sociedade", alerta Neuza.

Como vencer o problema
 Autoconhecimento e autocontrole são fundamentais. Permita-se errar e procure ser menos exigente, afinal, você está aprendendo.
 Faça exercícios físicos ou relaxamento muscular para o corpo produzir endorfinas capazes de neutralizar a química da ansiedade, chamada noradrenalina.
 Aproxime-se de seu carro dentro da garagem. Comece aos poucos: entre, ajuste o banco e familiarize-se.
 Ainda dentro da garagem, ligue o automóvel e leve-o para a frente e para trás.
 Dê uma volta no quarteirão, de preferência em horários sem movimento e em ruas tranquilas. Quando perceber que a ansiedade durante o percurso é nula, ande por dois quarteirões e, então, pelo bairro.
 Marque em sua agenda pelo menos duas vezes por semana para conduzir seu carro,como se fosse uma tarefa do dia a dia - até que se torne um hábito.
 Quando se sentir mais confiante, inicie trajetos maiores. Imponha dez diferentes destinos em ordem crescente de dificuldade: padaria, supermercado, trabalho e assim por diante.
 Não se assuste com a continuação de alguns sintomas, a exemplo de taquicardia, boca seca ou mãos trêmulas. Eles tendem a diminuir com o tempo e a prática.
 Não prove nada a ninguém para evitar aumentar as expectativas e, consequentemente, a ansiedade.
 Convide um amigo para acompanhá-lo apenas se ele for calmo e não privar sua liberdade como motorista.
 Se o medo impede que você comece sozinho, peça ajuda a um profissional.

Fonoaudióloga travou depois de estancar carro várias vezes.
O medo de dirigir veículos é mais comum do que se imagina, mas nem sempre os sintomas são relacionados a fobia, segundo João Bosco de Assis Rocha, psicólogo e professor aposentado da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele afirma que cerca de 95% das pessoas que buscam ajuda para dominar a dificuldade são mulheres, na faixa etária de 39 a 59 anos. A maioria das pessoas que tiveram o aprendizado facilitado de alguma forma tendem a desenvolver esse problema com mais frequência. Mas o machismo, o baixo poder econômico e traumas relacionados a acidentes de trânsito são outros fatores apontados pelo psicólogo.

Há pouco mais de um ano a fonoaudióloga Renata Freitas, 26, tirou a carteira nacional de habilitação (CNH). Como não possuia veículo próprio, às vezes dirigia os carros do pai ou dos irmãos. Ela conta que naquela época não tinha medo, só falta de prática. "Até que um dia fui levar uma amiga ao aeroporto e deixei o carro estancar várias vezes. Na hora, o nervosismo e a vergonha das pessoas que estavam olhando a cena me neutralizaram e parei de dirigir por meses. Fiquei insegura, tinha receio de provocar algum acidente ou mesmo passar por outros constrangimentos", conta. "No final do ano passado ganhei um carro, mas ele só ficava na garagem. Mesmo com muita vontade de dar umas voltinhas, sempre vinha um frio na barriga e o coração acelerava só de me imaginar no trânsito. Há quase dois meses a fonoaudióloga decidiu buscar ajuda especializada e recebe apoio psicológico em grupo e aulas práticas no trânsito.

Casos têm que ser vistos individualmente, afirma psicólogo
João Bosco Rocha explica que essas dificuldades possuem vários níveis e que cada caso precisa ser avaliado individualmente. "No programa que coordeno já orientamos pessoas que necessitavam apenas de mais prática ao volante, então foram encaminhadas a instrutores. Por outro lado, grande parte das pessoas que nos procuram obtiveram aulas práticas com instrutor ou praticaram sozinhas, mas não foi o suficiente". O psicólogo destaca que na maior parte das vezes a insegurança é causada por falta de melhor aprendizagem, treino e avaliação.

A contadora Gilmara Oliveira, 33, lembra que tirou a carteira de habilitação há cinco anos e logo comprou o tão sonhado carro. Mas teve que deixá-lo na garagem de casa por um bom tempo, porque não conseguia dominar o medo. "Quando eu pegava no volante, batia uma insegurança enorme, eu tinha medo de bater nos outros carros e por isso não conseguia dirigir. Como a loja que eu trabalho fica na (rodovia) BR-316, quem dirigia para mim era uma prima ou um colega do trabalho. Com o tempo, fui dirigindo em ruas pequenas, mas só de pensar na BR já entrava em pânico", diz.

Gilmara não chegou a procurar assistência psicológica. Ela passou a observar uma senhora que ia todos os dias entregar comida para os funcionários na empresa onde trabalha, e que também tinha medo de ruas movimentadas. Mas ainda assim dirigia porque tinha força de vontade e precisava levar os alimentos. "Minha prima falava que eu precisava perder o medo, mas eu não conseguia. Foi quando conheci a dona Antônia. Pensei, se ela consegue, por que eu não posso conseguir também? Então comecei a encarar o meu medo e dirigir até o trabalho. Com o tempo eu fui superando e hoje dirijo até para outros municípios. Agora sei que é possível conseguir isso sozinha, basta que a pessoa tenha confiança em si mesma, se sinta segura e nunca pare de treinar", afirma.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SEFA divulga edital de concurso para cargos de auditor e fiscal.

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) divulga edital do Concurso Público para provimento de cargos das carreiras da administração tributária.

São destinadas 100 vagas para auditor fiscal de receitas estaduais e 100 para fiscal de receitas estaduais.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do site www.uepa.br/concursos, no período entre 9h do dia 6 e 23h59 do dia 28/08. A partir do dia 23/09, o candidato deverá acessar o mesmo site para identificar e emitir o Cartão de Confirmação de Inscrição, onde constará local, dia e horário de realização das provas.

A aplicação das provas objetivas ocorrerá nas cidades de Altamira, Belém, Marabá, Redenção e Santarém, nos dias 28 e 29 de setembro.


quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pós-Graduação em Letras lança editais para mestrado e doutorado na UFPA.

O Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), abre vagas para o Curso de Mestrado e para a segunda turma do Curso de Doutorado em Letras.  As inscrições são tanto para a pós-graduação regular quanto para a pós-graduação no âmbito do Programa de Apoio à Qualificação de Docentes e Técnicos (PADT) para o ingresso nos Curso de Mestrado e Doutorado Acadêmicos, com Edital exclusivo para docentes e técnicos. As inscrições começam dia 04 de novembro de 2013.
Os interessados em participar terão de se inscrever em uma das quatro linhas de pesquisa, divididas em duas áreas de concentração existentes no PPGL. Na área de Estudos Literários, há as linhas: Literatura, Memórias E Identidades; e Literatura: Interpretação, Circulação e Recepção. Já na área de Estudos Lingüísticos, as linhas de pesquisa: Análise, Descrição e Documentação das Línguas Naturais e Ensino-Aprendizagem de Línguas e Culturas: Modelos e Ações.
Como participar – Para realizar as inscrições no Mestrado do PPGL são necessários os seguintes documentos: Formulário de inscrição (em anexo, ou fornecido pela Secretaria do Programa, no qual o candidato deverá indicar o nome de 2 possíveis orientadores por ordem de sua preferência, na linha de pesquisa escolhida; 1 cópia do Diploma de Curso de Graduação em Letras ou declaração que ateste que o aluno concluiu os créditos e defendeu o Trabalho de Conclusão de Curso; 1 cópia do Histórico escolar do curso de Graduação; 1 cópia da Carteira de identidade;1 cópia do CPF; 1 cópia do Título de eleitor, com comprovação de quitação eleitoral;1 cópia do Curriculum vitae da Plataforma Lattes, devidamente comprovado. Deve ser entregue apenas uma via, sem encadernação, exceto no caso de ser muito extenso; 1 foto 3 x 4 recente;3 cópias do projeto de pesquisa sem encadernação;1 cópia do documento comprobatório de proficiência de leitura em Alemão, Inglês, Francês, ou Espanhol.
As inscrições podem ser feitas no PPGL, localizado atrás do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), no Laboratório de Linguagem, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h; via procuração ou via correspondência SEDEX.
Seleção – Os candidatos passarão por duas provas, uma de conhecimentos específicos e outra que é a entrevista, com base no projeto de pesquisa e análise do currículo da plataforma Lattes apresentado. A prova dissertativa será sobre temas relativos à área escolhida pelo candidato, e haverá, ainda, uma entrevista.
Doutorado – A turma de doutorado de 2014 será a segunda, desde a aprovação do Doutorado em Letras, pela CAPES, em outubro de 2012. As coordenadoras do PPGL, professoras Germana Sales e Marília Ferreira, avaliam que a aprovação do Curso de Doutorado foi uma conquista significativa para o Estado do Pará e para toda a região amazônica, pois, até então, quem desejasse realizar o doutoramento, deveria se deslocar para outras regiões do país. Ademais, a existência do Doutorado em Letras favorecerá aos docentes da UFPA espalhados nos vários campi do interior e também na capital, que ainda não tem o título. “A formação de doutores na Região sanará uma defasagem que temos, em nossa área, em relação às demais regiões do país”, afirma a professora Germana Sales.
Inscrições: A partir de 4 de novembro de 2013.
Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA.


BIOPALMA E UFPA BUSCAM ESTAGIÁRIO PARA TOMÉ-AÇU E REGIÃO.

A Central de Estágios da UFPA busca um estagiário para a área comercial da Biopalma, empresa de Agronegócio com segmento em Dendê, localizada em cinco localidades - Belém, Moju, Tomé Açu, Concórdia e Vera Cruz.
Inscrições: até 08/08/2013.
Requisitos:
- Alunos cursando a partir do 1º ano;
- Conhecimentos em Pacote Office Avançado, em sistemas TI e desejável inglês avançado;
- Raciocínio lógico, organização, proatividade, e dinamicidade.
Informações;
- Valor da Bolsa: R$ 678,00 + vale transporte;
- Carga horária: 6h/dia.
Enviar currículos para o e-mail: helen.sousa@biopalma.com.br
HELEN SOUSA
Analista de RH/ HR Analyst
Gerência de Recursos Humanos
Biopalma - Escritório Belém
Trav. Dr. Moraes, 78 Nazaré
66035 080 Belém PA Brasil
Fonte: http://www.centraldeestagios.ufpa.br/view/inicio/?action=noticias. Acessado em 31/07/2013.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Edital de Apoio a Eventos Estudantis 2013 - UFPA

A Diretoria de Assistência e Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Extensão (DAIE/PROEX), lançou nesta terça-feira (05) o novo edital do Programa de Apoio a Eventos Estudantis, uma das principais iniciativas da politica de assistência na Universidade.

O Programa financia eventos organizados pelos estudantes ou sob sua supervisão, com a perspectiva de promover o intercambio didático-científico como congressos, simpósios, workshops, ciclo de conferências e outros similares; ou político-acadêmico, como encontro de estudantes e de entidades estudantis.

Com o objetivo de garantir um planejamento mais eficiente das atividades a serem apoiadas pelo edital, a DAIE/PROEX solicita que as entidades estudantis e comissões organizadoras informem as suas pretensões com o máximo de antecedência. A Diretoria também está à disposição para esclarecer todos os procedimentos referentes à solicitação do recurso.

O valor destinado à execução do Edital durante o ano de 2013 é de 500 mil reais. Este recurso financeiro está vinculado ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Dependendo da abrangência do evento a DAIE/PROEX poderá custear despesas que vão de 5 mil a 45 mil reais. O apoio às propostas está submetido ao limite dos recursos disponíveis, ao cumprimento das exigências do edital e à conformidade com os objetivos da UFPA como instituição pública de ensino, pesquisa e extensão.

Serviço:
Prazo mínimo para apresentação de propostas: 60 dias antes da realização do evento.
Eventos locais: Até R$ 5.000,00
Eventos estaduais e/ou regionais: Até R$ 10.000,00
Eventos nacionais: Até R$ 30.000,00
Eventos internacionais: Até R$ 45.000,00

Mais informações: (91) 3201-7262
Texto: Assessoria de Imprensa da Proex Bernadete
http://proex.ufpa.br/DIRETORIO/EDITAIS/DAIE/DAIE2013/002-2013%20APOIO%20A%20EVENTOS.pdf

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL - ACARÁ - 2013

Estado do Pará - PREFEITURA MUNICIPAL DE ACARÁ - Poder Executivo
CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL - CPMA – 001 / 2012 - EDITAL 001/2013
O PREFEITO MUNICIPAL DE ACARÁ, ESTADO DO PARÁ, José Maria de Oliveira Mota Junior, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, nos termos do Inciso II do artigo 37 da Constituição Federal, Lei Orgânica do Município de Acará, Estado do Pará, das Leis Municipais nº173/2011, nº174/2011, nº169/2011, n°179/2012 e suas alterações e em cumprimento a determinação, por sentença judicial, do Excelentíssimo Sr. Juiz de direito do Tribunal de Justiça do estado do Pará – TJE-PA, Dr. Wilson de Souza Correa faz saber que:
I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES...Leia mais no link abaixo.

http://www.fibrapara.edu.br/concursos/acara/Reaberto/EDITAL_ACARA_2013.pdf

sábado, 6 de julho de 2013

. OPORTUNIDADE PARA ENTUSIASTAS DE MATEMÁTICA.

O CÍRCULO DA MATEMÁTICA DO BRASIL

Gostaríamos de lhe comunicar o início do projeto O Círculo da Matemática, um programa de exploração e despertar ao aprendizado da matemática, que visa incentivar crianças nos primeiros anos do ensino fundamental a gostar da matemática e desenvolver suas potencialidades.

Seguindo a abordagem revolucionária do "The Math Circle" desenvolvida pelos professores da Universidade de Harvard, Bob e Ellen Kaplan, as crianças trabalham em problemas de forma participativa dentro de um ambiente de colegiado em pequenos grupos.

O projeto piloto, apoiado pelo Instituto TIM, esta recrutando professores para participar de uma capacitação de uma semana em Porto Alegre (29 Jul - 2 Ago) com todos os gastos pagos, e para trabalhar durante 3 meses dando aulas em escolas públicas em Belém, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo.

Agradeceríamos se o Senhor/ a Senhora pudesse gentilmente divulgar o anuncio abaixo desta oportunidade de treinamento e trabalho entre seus estudantes e redes apropriadas, por favor.

UMA OPORTUNIDADE ÚNICA PARA ENTUSIASTAS DA MATEMÁTICA E FUTUROS PROFESSORES

Fãs da matemática (alunos de graduação, de pós da matemática e disciplinas relacionadas, ou da pedagogia) são convidados para participar de um projeto piloto para ensinar matemática para crianças dos primeiros anos do ensino fundamental de escolas públicas em Belém, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo durante setembro-novembro de 2013, seguindo a abordagem revolucionária do "The Math Circle" desenvolvida pelos professores da Universidade de Harvard, Bob e Ellen Kaplan. A dedicação requerida é de 20 horas por semana durante esses meses além da participação nas capacitações. A remuneração é de R$ 1000 por mês.

Os(as) candidatos(as) devem falar inglês. A razão para isso é que os(as) 50 selecionados(as) irão participar de um treinamento de uma semana liderado por Bob e Ellen Kaplan, em Porto Alegre de 29 de julho a 2 de agosto de 2013. Todos os gastos (viagem, hospedagem e alimentação) durante a capacitação serão pagos pelo projeto.

O Círculo da Matemática é um programa de exploração e despertar ao aprendizado da matemática que visa fazer com que as crianças gostem e desenvolvam suas potencialidades de uso da matemática. No Círculo da Matemática as crianças ficam em classes com 7-10 alunos(as), trabalhando em problemas de forma participativa dentro de um ambiente harmônico. A abordagem do Círculo da Matemática pede aos professores que "deixem seus estudantes fazerem as perguntas, sugerirem, inventarem, explorarem, errarem e se auto-corrigirem, com somente orientações suaves: sem dizer 'não' para respostas erradas, sem sorrisos para aqueles que estão certos e sinais de desaprovação para aqueles que erram. Tratar seus estudantes como seus iguais -de fato, como amigos em uma conversa durante um jantar- não é fácil para muitas pessoas, mas no fim o resultado é muito recompensador".

O projeto 'O Círculo da Matemática do Brasil', financiado pelo Instituto TIM, oferece uma oportunidade única para pessoas que gostam da matemática e para futuros professores de matemática para desenvolverem capacidades que inspirem, orientem e despertem habilidades matemáticas nas crianças. Elas precisam amar e não temer a matemática, de tal modo que o aprendizado da matemática seja produtivo e divertido e não somente um privilégio dos mais ricos. O 'Círculo da Matemática do Brasil' pretende fazer a diferença para milhares de crianças brasileiras, ajudando-as a ir para frente na escola e na vida.

Para se inscrever, por favor, envie um breve CV (não mais que 2 páginas) para a Gerente do Projeto, Angels Varea, por e-mail para angelsvarea@gmail.com [1] antes de 10 de julho de 2013.

JOYCE TOGNOLA PIMENTEL
Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Economia
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tel:00 55 51 9901-1706

quinta-feira, 2 de maio de 2013

GOVERNO APROVA CARTEIRA DE NOME SOCIAL PARA TRAVESTIS E TRANSEXUAIS.


O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 135, incisos III e V, da Constituição Estadual, e
Considerando o disposto no art. 4º da Lei Estadual nº. 7.584, de 28 de dezembro de 2011, combinado com os arts. 2º, 8º, inciso VII, 17, incisos I, IV e V, e 22 do Regimento Interno do Conselho Estadual de Segurança Pública - CONSEP, homologado pelo Decreto nº. 1.555/96;
Considerando o Decreto Estadual nº. 1.675, de 21 de maio de 2009;
Considerando o Parecer nº. 0017/2013 da Consultoria Geral do Estado,
D E C R E T A:
Art. 1° Fica homologada a Resolução nº. 210/2012 do Conselho Estadual de Segurança Pública  - CONSEP, a qual institui a Carteira de Nome Social (Registro de Identificação Social) para pessoas travestis e transexuais do Estado do Pará.
Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
PALÁCIO DO GOVERNO, 29 DE ABRIL DE 2013.
SIMÃO JATENE
Governador do Estado
Fonte: http://www.ioe.pa.gov.br/diarios/2013/05/02.05.caderno.01.pdf. Acessado em 02/05/2013.

domingo, 28 de abril de 2013

Estudantes de graduação podem se candidatar ao curso My English Online.


O Programa INGLÊS SEM FRONTEIRAS (IsF) é uma iniciativa do Ministério da Educação que tem como objetivo principal incentivar o aprendizado do idioma inglês, bem como propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País como um todo. O IsF visa também a oferecer aos candidatos a bolsa de estudo do Programa Ciência sem Fronteiras a possibilidade de aperfeiçoamento na língua inglesa de maneira mais rápida e eficiente, de modo que esses candidatos tenham melhores condições de participar dos intercâmbios oferecidos Assim, o IsF propiciará a capacitação de estudantes de graduação e de pós-graduação das instituições ensino superior públicas e privadas para que eles possam alcançar o nível de proficiência exigidoas nos exames linguísticos para o ingresso nas universidades anglófonas.
- Para saber mais sobre cada ação do IsF, clique em Leia mais.
- Se deseja verificar como você pode ser beneficiado, entre outras perguntas mais frequentes, entre em Leia mais.
- Acesse na íntegra a Portaria que institui o Programa em Leia mais.
- Para acessar o curso My English Online, saber quais lugares são aplicadores dos testes de proficiência e nivelamento em inglês, ou acessar as páginas das instituições parceiras ou das ações específicas do IsF, clique em LINKS em Leia mais.
- Acesse o SISTEMA de inscrição à aplicação dos testes de proficiência/nivelamento do IsF em Leia mais.

Leia mais: http://isf.mec.gov.br/acoes.html

Fonte: http://www.ifpa.edu.br/index.php/destaques/2320-estudantes-de-graduacao-e-pos-poderao-se-candidatar-ao-curso-my-english-online. Acessado em 28/04/2013.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Operação Segurança Elétrica vai percorrer 10 municípios incluindo Tomé-Açu.


Fiscais do Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) vão percorrer 10 municípios do Estado durante a Operação Segurança Elétrica. A ação especial integra o calendário nacional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e será realizada entre os dias 15 e 19 de abril.

"O principal objetivo é verificar se os materiais elétricos cuja certificação é obrigatória, atendem, de fato, aos requisitos mínimos de segurança exigidos pelo Inmetro. É a garantia de que são seguros para uso do consumidor, sem riscos de acidentes domésticos", explica Luiziel Guedes, presidente do Imetropará.

A operação vai percorrer as cidades de Bonito, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Santarém Novo, Bujaru, Concórdia do Pará, Acará e Tomé-Açu. Nesses municípios, os estabelecimentos comerciais que forem flagrados descumprindo as normas vigentes poderão ser penalizados com apreensão dos produtos, além de multas que podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, de acordo com critérios definidos pelo Inmetro.

Durante a ação de fiscalização serão verificados estabilizadores, plugues, tomadas, adaptadores e reatores. "Os consumidores também podem ajudar o trabalho do Imetropará. Se verificarem alguma irregularidade, podem entrar em contato com nossa Ouvidoria pelo telefone 0800-280-1919", informou Guedes.

Da Redação - Agência Pará de Notícias - Atualizado em 14/04/2013 às 15:29
Fonte: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=121479#. Acessado em 25/04/2013.

Texto: Adaucto Couto - Imetropará
Email: adaucto.couto@imetropara.pa.gov.br

Instituto de Metrologia do Pará
Avenida Almirante Barroso, 1.645. Belém-PA. CEP: 66095-000
Fone: (91) 3246-2404 / 3226-6833 / 3266-1526
Email: presidencia@imetropara.pa.gov.br

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO PS 2013 UFPA


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CENTRO DE REGISTRO E INDICADORES ACADËMICOS
EDITAL Nº 004 /2013 – CIAC, 21 DE JANEIRO DE 2013

CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO PS 2013 PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À HABILITAÇÃO AO VÍNCULO INSTITUCIONAL

O Diretor do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos da Universidade Federal do Pará CONVOCA os candidatos classificados no Processo Seletivo 2013, objeto do Edital nº 08 – COPERPS, de 11 de setembro 2012, à comparecerem nos dias, locais e horários abaixo discriminados, para entrega de documentos necessários à efetivação do vínculo institucional, a fim de tornarem-se aptos à matrícula em atividades curriculares do Curso para o qual foram classificados.

1. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

1.1 O candidato deverá apresentar os ORIGINAIS e CÓPIAS dos seguintes documentos: CPF; Cédula de Identidade (RG); Título de Eleitor (para maiores de 18 anos); prova de que está em dia com as obrigações militares (para homens maiores de 18 anos); Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio; comprovante de residência, 1 (uma) foto 3 x 4 recente e de frente; e cadastro acadêmico, que estará disponível nas páginas eletrônicas www.ciac.ufpa.br/ e www.portal.ufpa.br .

2. DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS PELO SISTEMA DE COTAS

2.1 Do Egresso De Escola Pública

2.1.1 Em conformidade com o Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, Decreto 7.824, de 11 de outubro de 2012, Portaria Normativa Nº 18, de 11 de outubro de 2012 e Edital 07/2012- COPERPS/UFPA será deferido o ingresso dos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas:

a) em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos;

b) ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino;

2.1.2 Com base na Portaria Normativa Nº 18, § 1º do Art. 5º, será exigido histórico escolar do ensino médio como comprovação de que o estudante cursou o ensino médio

INTEGRALMENTE em escola pública.

2.1.3 Não será deferido o vínculo ao candidato que tenha, em algum momento, cursado em escolas particulares parte do ensino médio.

2.2. Da condição de Renda

2.2.1 O candidato classificado no PS 2013 na condição de Cotista com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita, em conformidade com a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, Decreto 7.824, de 11 de outubro de 2012, e Portaria Normativa Nº 18, de 11 de outubro de 2012, deverá comprovar a percepção da renda familiar conforme discriminação a seguir:

2.2.2 Os candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição do PS 2013 não necessitarão de documentos adicionais para comprovação de renda;

2.2.3 Os demais candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

2.2.3.1. Trabalhadores Assalariados

2.2.3.1.1 Contracheques;

2.2.3.1.2 Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;

2.2.3.1.3 CTPS registrada e atualizada;

2.2.3.1.4 CTPS registrada e atualizada ou carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica;

2.2.3.1.5 Extrato atualizado da conta vinculada do trabalhador no FGTS;

2.2.3.1.6 Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

2.2.3.2. Atividade Rural

2.2.3.2.1 Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;

2.2.3.2.2 Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ;

2.2.3.2.3 Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros da família, quando for o caso;

2.2.3.2.4 Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas;

2.2.3.2.5 Notas fiscais de vendas

2.2.3.3. Aposentados e Pensionistas

2.2.3.3.1 Extrato mais recente do pagamento de benefício;

2.2.3.3.2 Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;

2.2.3.3.3 Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

2.2.3.4. Autônomos e Profissionais Liberais

2.2.3.4.1 Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;

2.2.3.4.2 Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de sua família, quando for o caso;

2.2.3.4.3 Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada;

2.2.3.4.4 Extratos bancários dos últimos três meses.

2.2.3.5. Rendimentos de Aluguel ou Arrendamento de Bens Móveis e Imóveis

2.2.3.5.1 Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

2.2.3.5.2 Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

2.2.3.5.3 Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos.

3. Será admitida a entrega de documentos necessários mencionados nos itens 1 e 2 por terceiro, mediante Procuração pública ou particular, devendo esta última ter firma reconhecida em cartório.

4. Os portadores de documentos acadêmicos expedidos no estrangeiro deverão apresentar os referidos documentos traduzidos por tradutor juramentado e com o Carimbo da Embaixada do Brasil no país de origem e autenticação da SEDUC.

5. O candidato faltoso terá um prazo máximo de 48 horas, a partir da data fixada para o seu curso, conforme anexo, para justificar sua ausência no processo de entrega de documentos. Para tanto, deverá formalizar sua justificativa no CIAC ou em um dos Campi da UFPA, anexando documentos comprobatórios de sua justificativa;

5.1 Não será conhecida a justificativa formalizada fora do prazo estabelecido no item anterior.

5.2. O candidato que não justificar sua ausência dentro do prazo acima estabelecido, ou que tiver sua justificativa de falta indeferida, perderá o direito à vaga.

6. O candidato que concorreu na condição de cotista e não comprovar essa condição quando da convocação para entrega de documentos perderá o direito à vaga na UFPA e estará sujeito a responder judicialmente pelas informações fornecidas no formulário de inscrição.

7. O CIAC publicará, até o dia 22 de março de 2013, o Edital de Homologação do Resultado da Análise dos Documentos apresentados pelos candidatos convocados por este Edital, e conterá somente a lista de nomes de candidatos que tiverem sua habilitação indeferida e a indicação do requisito descumprido.

8. O candidato que tiver sua habilitação indeferida poderá recorrer no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, contados a partir da data da publicação do Edital de Homologação do Resultado.

Para tanto, deverá formalizar seu recurso no CIAC ou em um dos Campi da UFPA, anexando os documentos que julgar necessários à nova análise.

8.1. Não será conhecido o recurso interposto fora do prazo estabelecido.

8.2. O candidato que não recorrer dentro do prazo acima estabelecido, ou que tiver seu recurso indeferido, perderá o direito à vaga.

9. É de exclusiva responsabilidade do candidato aprovado e não classificado acompanhar, por meio da página eletrônica www.ufpa.br/ciac, a convocação em demais chamadas, se houver, à efetivação do vínculo institucional, em decorrência da ausência ou desistência de candidatos classificados à habilitação ou do descumprimento de requisitos exigidos no Edital de Habilitação.

10. Não será deferida a habilitação de candidato que tenha vínculo institucional com esta Universidade ou que tenha vínculo com outra instituição pública de ensino, nos termos do Art. 2° da Lei 12.089, de 11 de novembro de 2009.

11. Os casos omissos serão decididos pela Direção Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos – CIAC, cabendo recurso da referida decisão ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEP, ser for o caso.

Belém, 21 de janeiro de 2013.
Aluízio Marinho Barros Filho
Diretor de Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos.


LOCAL: POLO UNIVERSITÁRIO DE TOMÉ-AÇU
CURSO REGIME TURNO DATA HORA
Letras - Língua Portuguesa Extensivo Vespertino/Noturno 14/02/2013 8h
Matemática Licenciatura Extensivo Matutino 14/02/2013 10h
Letras - Língua Inglesa Intensivo Integral 15/02/2013 14h
Pedagogia Intensivo Integral 15/02/2013 16h